Teresa Bonvalot e Francisco Ordonhas qualificaram-se, esta quarta-feira, para os quartos-de-final do Lacanau Pro, em França, naquela que é a etapa inaugural do circuito de qualificação europeu 2025/26 da World Surf League. Após uma longa maratona de heats, apenas dois portugueses conseguiram vaga nas rondas finais.
No lado feminino Teresa Bonvalot superou duas rondas ao longo do dia de hoje e foi a única das três portuguesas presentes na ronda 4 a conseguir seguir em frente. Destaque para o 9.º lugar final de Mafalda Lopes e o 13.º de Lua Escudeiro nesta prova de estatuto QS2000.
Do lado masculino, Francisco Ordonhas foi o único português a conseguir superar a ronda 4, com Joaquim Chaves e Martim Nunes a serem eliminados nessa ronda e a terminaram a prova gaulesa no 25.º posto. Depois, Ordonhas voltou a estar em destaque na ronda 5 e conseguiu um triunfo rumo aos quartos-de-final.
Agora, na próxima fase, Teresa Bonvalot vai medir forças com a basca Janire Gonzalez Etxabarri no heat 1. Já Francisco Ordonhas vai enfrentar o francês Nicolas Paulet no heat 3. Dessa forma, a campeã nacional em título e o campeão europeu júnior em título são as esperanças lusas num triunfo nesta prova.
Com as condições do mar a não permitirem que a prova se realize amanhã, a próxima chamada está marcada somente para sexta-feira, naquele que poderá ser o dia final do Lacanau Pro, embora o período de espera possa ir até domingo.
Competição de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf só teve uma sessão
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Organização vai tomar decisão esta sexta-feira sobre a realização da prova de tow-in
Surfista acredita que o almirante é o candidato que pode "tomar o comando" e melhorar o futuro de Portugal
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League