_
O brasileiro Yago Dora bateu este domingo o compatriota Ítalo Ferreira na final da etapa portuguesa do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), em Peniche, conquistando pela primeira vez a prova disputada na Praia dos Supertubos.
Na bateria decisiva, que foi bastante equilibrada entre dois dos melhores executantes de manobras aéreas do mundo, Yago Dora fez 13,37 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (6,70 e 6,67), enquanto o líder do ranking mundial, Ítalo Ferreira, marcou 12,43 (7,43 e 5,00).
Ao conquistar o Meo Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial, Yago Dora disparou 11 posições na classificação da temporada, ficando no quarto posto, enquanto Ítalo Ferreira, campeão mundial em 2019, e vencedor em Peniche em 2018 e 2019, mantém a 'lycra amarela' de líder.
Yago Dora, que impediu que Ítalo Ferreira se tornasse o primeiro tricampeão de provas em Portugal, é o sexto surfista 'canarinho' a levantar o troféu em Supertubos, juntando-se a Adriano de Souza (2011), Filipe Toledo (2015), Gabriel Medina (2017), Ítalo Ferreira (2018 e 2019) e João Chianca (2023).
Antes de a prova portuguesa da elite mundial ser disputada em Peniche, algo que acontece desde 2009, nenhum surfista brasileiro tinha vencido em Portugal.
Surfistas portuguesas terminaram no 9.º lugar no Oeste australiano
Portuguesas em destaque na segunda etapa do World Tour 2026
Superaram os campeões mundiais em título nas finais da prova australiana
Portuguesa perdeu duelo com a havaiana Gabriela Bryan
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Coman foi o herói da meia-final ao apontar hat-trick. Ronaldo e Félix foram titulares
Médio francês diz que o português "é muito especial"
Situação inusitada acontece já esta sexta-feira com a receção do Den Bosch ao ADO Den Haag, da 2.ª divisão
A história de amor que está a apaixonar a Argentina. Tudo começou antes de um jogo...
Segundo relatório recente do Escritório da Propriedade Intelectual da União Europeia