Afonso Antunes e Teresa Bonvalot nos quartos-de-final em Anglet
Dupla portuguesa pisca o olho às Challenger Series 2025

Afonso Antunes e Teresa Bonvalot qualificaram-se, esta quinta-feira, para os quartos-de-final do Pro Anglet, quarta etapa da temporada no circuito de qualificação europeia 2024/25. A dupla portuguesa vai, assim, disputar o dia final deste QS3000 gaulês, ficando mais próximo de garantirem vagas no circuito Challenger Series 2025, onde se definem os lugares de acesso à elite do surf mundial.
Em mais uma jornada marcada por ondas pequenas a armada lusa esteve em plano de destaque na ronda 4 masculina, onde somente o campeão nacional Joaquim Chaves ficou pelo caminho. Já Guilherme Ribeiro, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas conseguiram a passagem à ronda 5.
Depois, na ronda seguinte, a sorte mudou para os surfistas lusos, com Guilherme Ribeiro e Francisco Ordonhas a serem eliminados e a despedirem-se ambos de Anglet no 13.º posto. Apenas Afonso Antunes conseguiu avançar para os quartos-de-final, amealhando pontos importantes para segurar a liderança do ranking europeu, que conquistou após a vitória em Pantín, na Galiza.
Na próxima ronda, o jovem surfista português vai ter pela frente o israelita Ilay Bouchan. Certo é que Antunes já garantiu, pelo menos, 1423 pontos. Algo que lhe garante a continuidade nos lugares cimeiros do ranking e a cada vez mais provável qualificação para o circuito Challenger Series 2025.
No lado feminino foi apenas disputada a ronda 4, onde somente Teresa Bonvalot conseguiu seguir para a fase seguinte. Francisca Veselko e Carolina Mendes foram eliminadas e despediram-se de Anglet no 9.º posto. Na próxima fase, Teresa Bonvalot, que chegou a Anglet no 4.º posto do ranking, vai enfrentar a basca Annette Gonzalez Etxabarri.