Campeões de volta ao pranchão

Nacional de longboard

• Foto: José Barrigão

A etapa inaugural do Circuito Nacional de Longboard arranca sexta-feira durante o Caparica Primavera Surf Fest. Na defesa dos títulos nacionais, estarão João Dantas e Kathleen Barrigão. "O ano passado foi sem dúvida um ano para recordar. Tive a oportunidade de treinar bastante, o meu surf evoluiu e arrecadei o título nacional open", começa por dizer João Dantas ao nosso jornal.

Para esta etapa da Caparica, o jovem confessa que tem como objetivo "surfar o melhor que conseguir". "Estive muito tempo parado devido a uma lesão e só agora é que voltei ao ativo, mas ainda não a 100 por cento. Vamos ver como corre. Mas tenho a certeza que será um grande campeonato", acrescenta o atleta que, este ano, tem como objetivo "defender o título nacional, competir em todos os Longboard Qualification Series (LQS) europeus, tentar obter a qualificação para o World Longboard Tour (WLT), e por fim alcançar o top 5 europeu".

No feminino

Entre as meninas, quando se fala de longboard é inevitável falar de Kathleen Barrigão, atual campeã nacional de longboard feminino e campeã nacional de longboard sub-18. "O ano passado foi um ano bastante importante para mim, pois pela primeira vez teve lugar uma prova que atribuiu o título de campeã nacional feminina", começa por recordar.

Mas Kathleen não compete apenas entre mulheres. Na categoria Open, ou seja, entre homens, a campeã alcançou um 10º lugar final entre os 45 participantes do circuito. Para esta etapa inaugural de 2016, na Caparica, adivinha dificuldades. "Vai ser uma etapa difícil, pois só comecei agora a treinar na Caparica e reparei que os concorrentes à categoria sub-18 têm evoluído muito. Penso que vai ser uma luta pelo primeiro lugar mais difícil que o ano passado mas o lugar cimeiro do pódio é o meu objetivo", garante.

Este ano, além das provas do Nacional, a jovem atleta vai estrear-se no circuito de provas europeias de longboard de qualificação para o Mundial em dezembro na China. "É um circuito muito difícil pois conta com surfistas com elevado nível e muita experiência mas vou para aprender com elas e para tentar a minha qualificação", conclui.

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Surf

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.