Como decorrem os treinos para surfar as ondas gigantes da Nazaré

Disputa da Bolsa 'EDP Tour'

Numa altura em que o circuito mundial está prestes a arrancar no hemisfério norte, com a primeira etapa (Pe’ahi Challenge - Hawai) em alerta verde para começar sexta-feira e uma ondulação prevista com ondas de mais de 10 metros, os wildcards portugueses preparam-se com afinco para a disputa da Bolsa 'EDP Tour’, que irá entregar um prémio no valor de 2 mil euros ao surfista melhor classificado no Nazaré Challenge: João de Macedo, António Silva, Nicolau Von Rupp, Alex Botelho e Hugo Vau.

A preparação passa também por treino de apneia, essencial para enfrentar os momentos em que se fica debaixo de água, à espera que a onda passe. O surf de ondas grandes requer um esforço extra no que diz respeito à respiração, como explica Alex Botelho. "Além do mergulho, faço um regime de treino diário, mais focado em apneia de esforço e pilates, que posso também aplicar em outras modalidades que esteja a praticar", refere

António Silva, tem por esta altura "uma rotina de ginásio, piscina e caça submarina. Quando a ondulação é grande, o treino é complementado com o surf".

Nic Von Rupp foi uma presença no capitulo Perfeito, evento de ondas perfeitas que decorreu na praia do Norte a 31 de outubro. "Os recordes de mota de água foram todos quebrados e agora o ultimo desafio é tentar surfar as maiores ondas do mundo na remada, o que é muito mais dificil. Temos de estar na zona de impacto constantemente, arriscamo-nos a levar com ondas maiores na cabeça", explica.

"O treino funcional é o treino do corpo nas diversas formas em que é suposto se movimentar, actividades normais do dia a dia e desportivas e previne lesões, tal como ajuda na performance", acrescenta João Macedo. "Toda a equipa participa ainda nos treinos de apneia da equipa coordenada pelo João Parrissot (Wave Crushers Training System) que são uma mais valia para qualquer treino de inverno", diz.

O período de espera para o Nazaré Challenge decorre até 28 de fevereiro, sendo a chamada oficial dada pela WSL (World Surf League), o que poderá acontecer quando a próxima ondulação com as condições perfeitas chegar à nossa costa.

Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Surf

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.