Gabriel Medina 'cai' e abre porta do título mundial a John John Florence

Jeremy Flores, 34.º do ranking, foi o responsável pelo afastamento do número 2 do Mundo

Jeremy Flores esteve em plano de evidência ao afastar o n.º 2 mundial
• Foto: EPA

Jeremy Flores, 34.º no ranking mundial de surf, protagonizou esta sexta-feira a surpresa do dia ao eliminar Gabriel Medina, o n.º 2 do ranking, num dos 'heats' mais emocionantes, até ao momento,do MEO Rip Curl Pro Portugal.

O francês fez 15,77 pontos, contra os 14,17 do Campeão do Mundo em 2014. Medina despede-se assim da etapa portuguesa na terceira ronda e com um modesto 13º lugar.

A derrota de Gabriel Medina tem especial significado, pois deixa em aberto a hipótese de John John Florence conseguir em Peniche o seu primeiro título mundial.

Para alcançar este feito em Portugal, o surfista havaiano tem de ganhar prova portuguesa. Contudo, se Florence chegar à final e ficar em segundo, o título mundial também será seu, desde que Jordy Smith não seja o surfista vencedor.

Se Florence não conseguir vencer mais nenhuma bateria em Portugal, ficará então em 9º lugar e a decisão do título fica adiada para a próxima etapa do circuito mundial, no Havai.

Para além de Florence, ainda com hipóteses matemáticas de conseguir o título mundial estão o brasileiro Gabriel Medina (já eliminado neste campeonato), o sul-africano Jordy Smith e o norte-americano Kolohe Andino.

Destaque ainda para a derrota de Kelly Slater, onze vezes campeão mundial, na terceira ronda, às mãos do brasileiro Miguel Pupo. Kelly Slater, que esteve em bom plano na sua estreia nesta competição, fez apenas 14,26 pontos contra os 15,43 de Pupo, despedindo-se assim de Portugal com um 13º lugar.

Também eliminado na terceira fase da competição, foi Filipe Toledo, campeão do MEO Rip Curl Pro Portugal em 2015, que perdeu contra o norte-americano estreante no Tour, Conner Coffin.

A organização reunirá no sábado, pelas 8 horas, no Point Fabril, para avaliação das condições.

Por João Lopes
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Surf

Notícias