Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes avançam em Ballito

Yolanda Hopkins e Joaquim Chaves eliminados na ronda 1

Seguir Autor:

• Foto: WSL

Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes carimbaram, esta terça-feira, a passagem à ronda 2 do Ballito Pro, terceira de seis etapas do circuito Challenger Series 2024. Ainda assim, o dia inaugural da prova sul-africana foi agridoce para a armada lusa, que viu Yolanda Hopkins e também o campeão nacional Joaquim Chaves serem eliminados na ronda 1 feminina e masculina, respetivamente.

No lado feminino, Yolanda esteve em ação na bateria inaugural do campeonato, mas não conseguiu escapar ao 4.º posto e, consequentemente, à eliminação, não conseguindo dar sequência ao grande arranque de temporada, que a colocou no 7.º posto do ranking feminino. Os 8,43 pontos somados foram insuficientes perante os 10,70 da sul-africana Jessie van Niekerk e os 10,40 da havaiana Eweleiula Wong.

Contudo, na bateria 6, Mafalda Lopes esteve em grande plano e aproveitou uma vaga de última hora para garantir um triunfo sólido, com 12,63 pontos, deixando a japonesa Sara Wakita na segunda posição, com 11,16 pontos. A peruana Sol Aguirre e a havaiana Keala Tomoda-Bannert foram eliminadas.

Com este triunfo, Mafalda junta-se a Kika Veselko e Teresa Bonvalot na ronda 2, elas que tiveram entrada direta para essa fase. Teresa e Mafalda vão mesmo estar juntas na bateria 6, onde enfrentam a australiana Bronte Macaulay e a francesa Tessa Thyssen. Já Francisca Veselko mede forças com a brasileira Luana Silva, a costarriquenha Leilani McGonagle e a japonesa Anon Matsuoka no heat 8.

Do lado masculino, tudo começou da melhor forma com Guilherme Ribeiro a conseguir o 2.º lugar no heat 4, com um total de 10,77 pontos, sendo superado apenas pelo brasileiro Rafael Teixeira, mas deixando pelo caminho o sul-africano Connor Slijpen e o barbadense Josh Burke.

No entanto, no heat 7 o Joaquim Chaves foi eliminado, depois de somar apenas 5,86 pontos, numa bateria em que o brasileiro Cauã Costa, com 12,50 pontos, e o norte-americano Levi Slawson, com 11,84 pontos, foram os surfistas que avançaram para a ronda 2.

Na próxima fase, Guilherme Ribeiro vai juntar-se a Frederico Morais, que deverá fazer esta quarta-feira a estreia na prova sul-africana. Kikas compete no heat 5 frente ao norte-americano Nat Young, ao brasileiro Lucas Silveira e ao espanhol Kai Odriozola. Já Guilherme vai estar em ação no heat 8, onde terá a concorrência do brasileiro Samuel Pupo, do francês Kauli Vaast e do australiano Dakoda Walters. 

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Surf

Notícias
Notícias Mais Vistas