John John e Smith avançam em Peniche

Slater e Toledo caem com Medina

• Foto: Lusa

O havaiano John John Florence e o sul-africano Jordy Smith qualificaram-se esta sexta-feira para a quarta ronda da etapa portuguesa do circuito mundial de surf, ao contrário do norte-americano Kelly Slater e dos brasileiros Gabriel Medina e Filipe Toledo.

Depois da eliminação do australiano Matt Wilkinson, terceiro da hierarquia, na segunda ronda, Medina, campeão do mundo em 2014 e segundo no ranking, também foi derrubado pelo francês Jeremy Flores no Meo Rip Curl Pro Portugal, da 10.ª e penúltima etapa do circuito, deixando caminho aberto ao primeiro título de John John Florence.

O líder do circuito assegurou a presença na quarta ronda ao derrotar o 'wild-card' português Frederico Morais, que terminou a prova entre os 13.ºs classificados, depois do quinto em 2015, podendo conquistar o título nas ondas lusas se chegar à final, desde que o seu opositor nesse 'heat' não seja Smith.

A organização da competição retomou a prova em 'Point Fabril', uma praia a norte de Peniche, na freguesia de Ferrel, alternativa a Supertubos, com as repescagens, disputando ainda toda a terceira eliminatória, que foi 'madrasta' para alguns dos candidatos ao título mundial.

O primeiro a 'cair' foi Medina, frente a Flores, que tem sido o surfista mais regular em Peniche, num 'heat' muito renhido, seguindo-se Slater, 11 vezes campeão do mundo, frente ao brasileiro Miguel Pupo, e ainda o vencedor da etapa em 2015, o também 'canarinho' Filipe Toledo, perante o norte-americano Conner Coffin.

Na última bateria do dia, Smith, que tinha a 'responsabilidade' de adiar o 'passeio' de John John, foi 'implacável' frente a Kai Otton, vencedor em Peniche em 2013, contabilizando 17,03 contra 8,73 do australiano.

Na disputa pelo acesso direto aos quartos de final, John John vai enfrentar Michel Bourez e Adriano de Souza, detentor do título mundial, depois do embate entre Kolohe Andino, Joel Parkinson e Julian Wilson, vencedor em Peniche em 2012. Já Smith vai defrontar Coffin e Stuart Kennedy, depois da bateria entre Flores, Pupo e Sebastian Zietz.

O Meo Rip Curl Pro Portugal, cujo período de espera se prolonga até 29 de outubro, tem nova chamada agendada para sábado, às 08:00, novamente em 'Point Fabril'.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Surf

Notícias