John John Florence vence em El Salvador e quebra jejum superior a 3 anos

Campeã mundial Caroline Marks venceu a prova feminina

• Foto: WSL

O havaiano John John Florence venceu, este domingo, o El Salvador Pro, sétima etapa do World Tour 2024, e colocou um ponto final num jejum sem vencer etapas do circuito mundial que já durava há mais de três anos. Na prova feminina, o triunfo sorriu à campeã mundial em título Caroline Marks.

Num dia final em que as manobras aéreas ajudaram a abrilhantar o espetáculo e a definir o vencedor, John John esteve a um nível muito alto, conseguindo, inclusivamente, uma nota 10 nas meias-finais, onde venceu o sul-africano Matthew McGillivray. Antes disso, o bicampeão mundial de 2016 e 2017 já tinha vencido o norte-americano Crosby Colapinto nos quartos-de-final.

Na grande final, Florence teve pela frente o brasileiro Yago Dora, que tinha eliminado o compatriota Gabriel Medina nas meias-finais. Apesar de a nota mais alta ter sido de Dora, com 9,77 pontos, John John foi o mais forte, com um score de 16,33 contra 14,44. Um desfecho que permitiu ao surfista havaiano vencer a nona etapa da carreira no World Tour.

O triunfo de John John permitiu que este se isolasse ainda mais na liderança do ranking mundial, tendo mais de 8 mil pontos de avanço para o australiano e número 2 mundial Jack Robinson, numa altura em que faltam duas etapas para o final da fase regular. Com Florence já garantido na finalíssima de Trestles, onde se decidem os campeões mundiais, o interesse mantém-se no restante top 5, com o norte-americano Griffin Colapinto no 3.º posto, o australiano Ethan Ewing no 4.º lugar e o sul-africano Jordy Smith a fechar o cut.

Do lado feminino, Caroline Marks começou por bater a havaiana Bettylou Sakura Johnson nas meias-finais, para depois superar outra havaiana, Gabriela Bryan, na final. Um embate muito equilibrado que caiu para o lado da campeã mundial em título por apenas 0,34 pontos – 14,80 contra 14,46.

Esta foi a sexta vitória da carreira para Marks no CT, ela que tinha vencido em El Salvador no ano passado. Com este triunfo, a surfista norte-americana subiu à vice-liderança do ranking mundial, que durante esta etapa foi parar às mãos da norte-americana Caitlin Simmers, com a anterior líder, a costa-riquenha Brisa Hennessy, a cair para o 3.º posto. A australiana Molly Picklum, no 4.º lugar, e a francesa Johanne Defay, no 5.º lugar, fecham o cut.

O circuito mundial segue, agora, para o Brasil, onde no final deste mês se disputa a penúltima etapa da fase regular do Tour 2024. Uma etapa que ganha interesse acrescido para as contas finais do top 5, numa altura em que não há qualquer surfista brasileiro em posição de qualificação para Trestles, na Califórnia, onde em setembro se vai decidir quem sucede a Filipe Toledo, que decidiu tirar um ano sabático em 2024.

Por João Vasco Nunes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Surf

Notícias
Notícias Mais Vistas