Maria Salgado sagra-se campeã europeia júnior
Portuguesa venceu o Pro Taghazout Bay, em Marrocos
A jovem surfista portuguesa Maria Salgado sagrou-se, este sábado, campeã europeia júnior de 2025, depois de ter vencido a etapa final do circuito Pro Júnior europeu da World Surf League, que se disputou em Taghazout, Marrocos. Aos 18 anos, a surfista de Santa Cruz juntou o título nacional da categoria ao título europeu.
Salgado entrou na etapa final no 2.º posto do ranking, após já ter vencido duas etapas em 2025. Contudo, só a vitória interessava à surfista portuguesa, para conseguir superar a espanhola Carla Morera de la Vall, que estava na liderança com outras tantas vitórias no circuito do presente ano.
Após a eliminação da surfista espanhola nas meias-finais da prova marroquina, Maria Salgado ficou com o caminho aberto para o título e na final não deu qualquer hipótese à concorrência, somando um total de 14,33 pontos, contra 12,33 da espanhola Sal Borelli, 8,87 da francesa Clemence Schorsch e 7,24 da também gaulesa Lilou Rumiel.
Dessa forma, Maria Salgado não só subiu ao topo do ranking, sagrando-se campeã europeu júnior, como garantiu uma vaga no mundial da categoria. Salgado repete o feito que Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes já haviam conseguido num passado recente para o surf nacional.
No ranking feminino, destaque ainda para o 6.º posto final de Maria Dias e o 7.º de Lua Escudeiro.
Do lado masculino, o melhor português foi João Mendonça, que chegou à final na disputa pelos lugares cimeiros do pódio. No entanto, o jovem surfista algarvio ficou no 4.º posto da final, não indo além do 5.º posto do ranking. Um desfecho que fez com que Portugal não tenha representantes apurados para o mundial da categoria.
Francisco Ordonhas chegou a esta etapa como campeão europeu júnior em título e no 3.º posto do ranking, mas uma surpreendente eliminação de primeira acabou por tirá-lo das contas da qualificação, terminando a temporada no 4.º lugar do ranking.
