Portugal sofre primeira eliminação no Mundial ISA
Guilherme Ribeiro caiu na ronda 2 de repescagens em Porto Rico

A Seleção Nacional viveu, esta terça-feira, um dia de sensações mistas no Mundial ISA que está a decorrer em Porto Rico e que define as últimas vagas de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris’2024. Se por um lado Guilherme Fonseca e Kika Veselko foram bem-sucedidos na ronda 2 de repescagens, por outro lado Guilherme Ribeiro protagonizou a primeira eliminação na armada lusa, ao perder nesta mesma fase.
A competir no heat 6, o campeão nacional de 2022 ficou-se pelos 9,33 pontos, numa bateria que foi vencida pelo argentino Santiago Muniz, com 12,66, e onde o panamiano Tao Rodriguez passou na segunda posição, com 10,76 pontos. Atrás do surfista português, no último posto da bateria, ficou ainda o irlandês Tom Murphy, com apenas 6,13 pontos.
Guilherme Ribeiro teve, assim, uma saída precoce de prova, naquele que foi um arranque em falso para as cores nacionais no quarto dia de ação nas ondas porto-riquenhas. Ainda assim, Guilherme Fonseca e Kika Veselko conseguiram compensar esse primeiro desaire português.
Guilherme Fonseca esteve presente no heat 9, onde assegurou a segunda posição, com 10,74 pontos, apenas superado pelo mexicano Jhony Corzo, com 11,27 pontos. Pelo caminho ficou o uruguaio Marco Giorgi (7,84 pontos) e ainda o chinês Qixiang Wang (5,23).
Desta forma, Fonseca conseguiu o acesso à ronda 3 da repescagem, onde vai enfrentar o neozelandês Elliot Paerata-Reid, o mexicano e campeão mundial ISA em título Alan Cleland e ainda Liam Wilson, de Samoa Americana. Enquanto isso, Frederico Morais prossegue invicto no quadro principal, estando no heat 8 da ronda 3, na companhia do francês Marco Mignot, do japonês Reo Inaba e do canadiano Cody Young.
Kika Veselko foi a última portuguesa a competir esta quinta-feira e seguiu as pisadas de Guilherme Fonseca, carimbando a qualificação para a ronda 3 das repescagens, com um score de 9,07, que lhe garantiu a segunda posição no heat 12, atrás da brasileira Luana Silva (12,33), mas à frente da porto-riquenha Jolaris Carreras (6,60) e da dominicana Feliz Astacio (4,43).
Na próxima fase Kika vai estar no heat 5, onde medirá forças com a italiana Giada Legati, com a mexicana Shelby Detmers e ainda com a alemã Rachel Presti. Já Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira continuam firmes no quadro principal. Yolanda vai estar no heat inaugural da ronda 3, com espanhola Nadia Erostarbe, a panamiana Enilda Alonso e a equatoriana Dominic Barona, enquanto Teresa enfrenta a barbadense Chelsea Tuach, a australiana Sally Fitzgibbons e a peruana Arena Rodriguez no heat 3.