Portugal sofre três baixas no Mundial ISA de surf em El Salvador
Afonso Antunes foi afastado ao ficar na 3.ª posição do sétimo 'heat' da quarta fase da série de repescagem

Os Jogos Mundiais da Associação Internacional de Surf (ISA) decorrem até dia 14 nas praias de La Bocana e El Sunzal, em El Salvador, com 61 países representados.
De fora está Afonso Antunes, que foi afastado ao ficar na terceira posição do sétimo 'heat' da quarta fase da série de repescagem.
Telo Gale Grani (Panamá), Maximiliano Sáenz (Equador) e Greyson Grant (Suécia) são os próximos adversários de 'Kikas', que segue com a companhia do compatriota Guilherme Ribeiro - o único português que não competiu hoje -, que está na sexta ronda das repescagens e enfrenta o indonésio Hairil Anwar, mais dois adversários ainda por definir.
Do lado masculino, o ex-top mundial Frederico Morais ultrapassou a quarta fase das repescagens, ficando no segundo lugar da quarta bateria com 10,17 pontos (5,67 e 4,50), atrás de Ido Hagag (Israel), que fez 12,26, mas superando Redouane Regragui (Marrocos) e Manuel Selman (Chile), que marcaram 8,73 e 8,20 pontos, respetivamente.
Pelo caminho das repescagens ficaram duas portuguesas, Veselko e Bonvalot, que estavam entre as favoritas à conquista de medalhas e cujas eliminações comprometem as aspirações coletivas lusas.
Na quinta ronda do quadro principal, equivalente aos 'quartos', Yolanda Hopkins vai disputar o primeiro 'heat' contra as peruanas Arena Rodriguez e Daniella Rosas, e a australiana Milla Brown.
'Yoyo' venceu a primeira bateria da quarta ronda com 13,17 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (7,00 e 6,17), superando as espanholas Janire Etxabarri (12,67) e Nadia Erostarbe (12,60) e a brasileira Sophia Medina (9,67), irmã mais nova do tricampeão mundial Gabriel Medina, com as duas últimas afastadas da prova.
A olímpica Yolanda Hopkins é a única sobrevivente lusa no quadro principal da prova, e a última no quadro feminino, depois das eliminações de 'Kika' e 'Teresinha', nas sexta e quinta rondas, respetivamente, da série de repescagem.
San Salvador, 11 set 2025 (Lusa) - A seleção portuguesa de surf perdeu hoje metade dos seis representantes no Mundial ISA, com as saídas de Afonso Antunes, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot, e conta agora com Yolanda Hopkins, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro em El Salvador.