Quarteto português eliminado do EDP Ericeira Pro
Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Camila Cardoso já não estão em prova

O dia inaugural do EDP Ericeira Pro, quarta de sete etapas do circuito Challenger Series 2025, não foi positivo para a armada lusa presente na prova que se disputa nas ondas de Ribeira d’Ilhas. Dos oito surfistas portugueses presentes na Ericeira, cinco deles estiveram em ação e quatro já ficaram pelo caminho.
A ação abriu com a prova masculina e com um triunfo de Frederico Morais no heat inaugural da ronda 1 masculina. Foi já na reta final da bateria, que Kikas conseguiu subir para a liderança, acabando por vencer a concorrência com um score de 10,67, contra 10,23 do norte-americano Ryan Huckabee, 9,73 do neozelandês Billy Stairmand e 6,77 do australiano Taj Stokes.
Depois disso, os wildcards Joaquim Chaves e Guilherme Ribeiro foram eliminados, após ficarem ambos no último posto dos heats 4 e 5, respetivamente. Mas Afonso Antunes fechou a ronda com novo triunfo, após somar 12,30 pontos, contra 12,23 do australiano Tully Wylie, 11,86 do barbadense Josh Burke e 10,40 do brasileiro Igor Moraes.
Ao final do dia, a ronda 2 masculina foi para a água e Frederico Morais acabou por ser eliminado no heat 1, com 10,54 pontos, à frente do costarriquenho Carlos Muñoz (10,46), mas superado pelo australiano George Pittar (12,87) e pelo norte-americano Nolan Rapoza (12,74).
Dessa forma, a representação portuguesa na prova masculina fica entregue apenas a Afonso Antunes, que ainda não competiu na ronda 2, devendo fazê-lo esta terça-feira. Afonso está inserido no heat 15, onde tem pela frente o japonês Hiroto Ohhara, o australiano Morgan Cibilic e o sul-africano Adin Masencamp.
Na prova feminina foi disputada a primeira ronda, onde apenas a wildcard Camila Cardoso esteve em ação. Com somente 4,83 pontos, Camila foi eliminada numa bateria vencida pela jovem francesa Tya Zebrowski, de apenas 14 anos, que é a atual líder do ranking deste circuito. Zebrowski somou 13,26 pontos, numa das melhores performances do dia.
Yolanda Hopkins, atual vice-líder do ranking, Francisca Veselko (5.ª) e Teresa Bonvalot (6.ª) tiveram entrada direta para a ronda 2 e já conhecem as adversárias que vão enfrentar nessa fase. Teresa está no heat 3, com a japonesa Amuro Tsuzuki, a israelita Anat Lelior e a espanhola Janire Gonzalez Etxabarri.
No heat 4 é a vez de Kika Veselko defrontar a francesa Tessa Thyssen, a alemã Noah Klapp e a costarriquenha Leilani McGonagle. Por fim, no heat 6, Yolanda Hopkins vai medir forças com a sul-africana Sarah Baum, a havaiana Eweleiula Wong e a peruana Daniella Rosas. Em jogo estará a passagem aos oitavos-de-final da prova portuguesa.