Samuel Pupo vence o EDP Billabong Ericeira Pro

Jovem brasileiro, de 18 anos, fica perto de juntar-se ao irmão no WCT

• Foto: Instagram

Foi brasileira mais uma vitória em etapas QS10000 da temporada. Desta vez, em Ribeira d’Ilhas, foi o jovem brasileiro Samuel Pupo, de apenas 18 anos, a conquistar o EDP Billabong Ericeira Pro, selando a quarta vitória brasileira em outros tantos eventos de estatuto máximo do circuito mundial de qualificação (WQS).

Este triunfo vai colocar Samuel Pupo muito perto de garantir a qualificação para o WCT 2020. "Sammy" chegou à Ericeira no 39.º posto do ranking, mas com os 10 mil pontos conquistados vai ficar em situação semelhante à de Frederico Morais, já dentro do top 10 e a precisar apenas de passar poucas rondas no Havai para garantir a qualificação.

Para garantir o triunfo, Samuel Pupo teve de levar de vencido na final o australiano e "carrasco" de Kikas neste evento, Stu Kennedy. Pupo esteve em grande forma, mostrando todo o seu arsenal técnica e voando bem alto nas direitas de Ribeira. Com 16,57 pontos, Samuel Pupo não deu qualquer hipótese aos 12,80 de Kennedy. Isto depois de ter começado o dia com outra performance dominante frente ao australiano Jacob Willcox nas meias-finais.

Curiosamente, um dos surfistas que já está garantido na elite mundial para o próximo ano é Miguel Pupo, irmão mais velho de Samuel. Embora no caso de Miguel este seja um regresso ao Tour, no do irmão mais novo, a confirmar-se, será a estreia. Um verdadeiro exemplo de uma família de surfistas, uma vez que o pai de ambos, Wagner Pupo, foi também competidor do WCT, trabalhando atualmente como shaper [fabricante de pranchas].

Destaque ainda para o triunfo de Taj Burrow frente a Tiago pires no heat de lendas. Apesar da derrota e da recente lesão sofrida, Tiago Pires já se mostrou em grande forma em Ribeira d’Ilhas, mostrando um pouco do surf que o tornou famoso mundialmente.

Por João Vasco Nunes
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Surf

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.