Santiago Graça vence trials do Capítulo Perfeito 2025
Jovem surfista reinou entre os tube riders de Carcavelos
O jovem Santiago Graça conquistou, esta quinta-feira, o triunfo nos trials locais do Capítulo Perfeito. Um triunfo que lhe rendeu uma vaga no evento principal em Carcavelos. Graça, de 19 anos, vai, assim, tentar repetir o feito de Tiago Stock, que no ano passado conseguiu vencer os trials e a prova principal.
Numa final atípica, em que a organização decidiu dar uma hora de competição, para proporcionar aos atletas a oportunidade de desfrutar em pleno das condições de gala que se verificaram hoje em Carcavelos, Santiago demonstrou um conhecimento apurado da sua praia local, escolhendo e completando os melhores tubos em ondas que atingiram os 2 metros com ajuda do vento offshore forte.
"Comecei a final da melhor forma, com duas ondas que me fizeram quase o heat inteiro. Foi uma sessão de surf incrível. Uma hora de heat é o melhor que se pode pedir em condições como estas. Passei os últimos meses no Havai e também em Portugal a preparar-me para isto, só a treinar tubos, e acabou por dar resultado. Agora, é manter a forma para o evento principal", declarou Santiago Graça.
Menção honrosa para João Kopke, recordista de presenças nos Trials do Capítulo Perfeito, que ao alcançar o segundo lugar hoje em Carcavelos tornou-se vice-campeão deste evento de triagem pela quarta vez consecutiva.
Em prova estiveram outros locais de Carcavelos, como João Moreira, Bruno Mendonça, Salvador Vala, António Carvalho, Miguel Kilford e Francisco Mittermayer.
Com este desfecho vitorioso de Santiago Graça estão conhecidos 15 dos 16 surfistas que vão participar na 11.ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong, ficando o último lugar reservado a uma estrela internacional (Wildcard Performance), a quem a organização irá dirigir um convite de última hora segundo critérios de desempenho em ondas tubulares.
A chamada oficial para a competição pode ser dada até dia 11 de março e em disputa vai estar um prize money global de 50 mil euros.
Lista dos 16 surfistas
- Aritz Aranburu (ESP)
- Balaram Stack (EUA)
- Bruno Santos (BRA)
- Clay Marzo (HAV)
- Craig Anderson (AUS)
- João Guedes (POR)
- João Maria Mendonça (POR)
- Miguel Blanco (POR)
- Nic von Rupp (POR)
- Noa Deane (AUS)
- Noah Beschen (HAV)
- Pedro Boonman (POR)
- Rob Machado (EUA)
- Santiago Graça (POR)
- Tiago Stock (POR)
- Wildcard Performance (A anunciar)
Surfistas Portugueses Substitutos (Por ordem)
- Guilherme Fonseca
- Martim Carrasco
- Martim Fortes
- Guilherme Ribeiro
- António Cardoso
- Luís Perloiro
Heat especial feminino
- Camila Cardoso
- Francisca Veselko
- Mafalda Lopes
- Yolanda Hopkins
