Seleção Nacional ainda não sofreu qualquer eliminação em Huntington Beach

Portugal sonha alto após jornada positiva nas repescagens

• Foto: ISA
Ao quinto dia do Mundial ISA, Portugal viveu mais uma jornada praticamente perfeita em Huntington Beach, na Califórnia. Esta quinta-feira, a ação foi exclusivamente dedicada às repescagens, com o trio nacional em ação a corresponder com triunfos e boas prestações. Algo que deixou a Seleção Nacional como uma das três nações ainda sem qualquer eliminação e na liderança virtual da classificação coletiva, a par de França e Estados Unidos.

O grande herói do dia foi Guilherme Ribeiro, que superou três rondas de repescagem. Na primeira delas com um dos melhores scores do dia, ao somar 15,53 pontos. Na ronda 4 passou em 2.º lugar e na ronda 5 voltou a vencer, colocando-se firmemente na ronda 6 de repescagens.

Por lá também já está Frederico Morais, que entrou em cena na ronda 4, superando duas fases graças a dois triunfos. Do lado feminino Kika Veselko só competiu por uma ocasião, conseguindo passar à ronda 5 de repescagem, também com um triunfo. Um desempenho global imaculado e que dá grandes esperanças a Portugal para a reta final deste Mundial ISA.

Numa altura em que restam 30 surfistas em prova do lado masculino e 32 competidoras femininas, Portugal parte para os três dias finais bem posicionado. Apesar de já ter três surfistas nas repescagens, na tabela coletiva está em igualdade com o anfitrião Estados Unidos e com a França. No entanto, ligeira vantagem para os Estados Unidos que ainda só tem dois surfistas nas repescagens, ao contrário dos três de Portugal e França.

Esta quinta-feira vai disputar-se nova jornada decisiva, em que as contas coletivas poderão sofrer grandes reviravoltas, até porque será cada vez mais difícil as equipas se manterem intactas. No programa está prevista a realização da ronda 5 do quadro principal masculino e ronda 4 da ronda principal feminina. Depois haverá ainda duas rondas de repescagem feminina e três rondas de repescagem masculina. Ou seja, todos os portugueses vão estar em ação.

O dia poderá ser novamente bem complicado para Guilherme Ribeiro e Frederico Morais, que para se manterem em prova terão de superar três rondas. Na próxima fase, Gui surge no heat 4 da ronda 6 de repescagem, onde enfrenta o costarriquenho Malakai Martinez e o indonésio I Ketut Agus. Já Kikas entra em ação no heat seguinte frente ao francês Mihimana Braye e Josh Burke, de Barbados. Por sua vez, no heat 4 da ronda 5 de repescagem feminina, Kika Veselko vai medir forças com a chinesa Siqi Yang, Chelsea Tuach, de Barbados, e ainda com a peruana Arena Rodríguez.

Em situação bem diferente está o trio português que ainda não sabe o que é perder neste campeonato. Caso continuem imbatíveis só irão entrar na água uma vez esta quinta-feira, mantendo-se no quadro principal e cada vez mais perto da final das medalhas – estão a três rondas no quadro principal de o fazerem, enquanto os das repescagens estão a sete rondas no caso masculino e seis no feminino.
1
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Surf

Notícias