Teresa Bonvalot: «Título? Seria um sonho»

Está nas meias-finais do Mundial de juniores e não esconde desejo de chegar ao título

• Foto: Epa
Assim que a prova feminina recomeçar teremos a portuguesa Teresa Bonvalot a defender as cores nacionais. A surfista de apenas 16 anos está nas meias-finais do Ericeira World Junior Championships 2015, prova que reúne os melhores surfistas juniores do Mundo em Portugal e pode muito bem repetir o feito de Vasco Ribeiro no ano passado, sagrando-se campeã mundial. "Vencer seria excelente, seria mais um sonho concretizado", começa por dizer a atleta de Cascais a Record.

Até agora a atual campeã nacional tem feito um percurso muito forte nesta prova, e por isso mesmo disse estar "satisfeita", apesar de só ter surfado na Praia dos Pescadores (onde está a decorrer a prova), pela primeira vez uma semana antes do arranque do campeonato.

"Estava tudo preparado para ser em Ribeira d’Ilhas, mas quando começámos a ver as previsões, começou a falar-se na hipótese de mudar para a Praia dos Pescadores. Eu nunca tinha surfado lá, só o fiz uma semana antes de o campeonato começar. Até tem algumas ondas razoáveis, são é difíceis de encontrar", confessa Teresa. "É uma onda completamente diferente da de Ribeira d’Ilhas. Na praia dos Pescadores é uma esquerda, em Ribeira é direita. É praticamente o oposto!", explica.

Em jeito de balanço, agora que chegou às meias-finais, admite que "todos os heats são bastante complicados". Vai encontrar a atual detentora do título, a havaiana Mahina Maeda, que já defrontou no round 3. "Não sei se vai ajudar o facto de já ter tido um heat com ela, porque de acordo com as previsões a prova pode mudar nos últimos dias para Ribeira d’Ilhas e vai ser completamente diferente", diz ainda.

Uma coisa é certa, enquanto não chega à final Teresa aproveita para aprender com os melhores: "Tento tirar de cada momento o melhor e fazer com que seja uma aprendizagem para o meu surf. Quero aprender e evoluir, também vendo os outros surfistas." *
Por Patrícia Tadeia
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Surf

Notícias