Yolanda e Kika Veselko já conhecem adversárias para a abertura do World Tour 2026

Rip Curl Pro Bells Beach começa a 1 de abril, na Austrália

Seguir Autor:

Rip Curl Pro Bells Beach
Rip Curl Pro Bells Beach • Foto: WSL

Está tudo a postos para o arranque do circuito mundial de surf de 2026, com Portugal a fazer-se representar com duas surfistas na elite mundial feminina. Yolanda Hopkins e Francisca Veselko vão estrear-se no World Tour e já conhecem as adversárias que vão ter pela frente na ronda inaugural do Rip Curl Pro Bells Beach, na Austrália, cujo período de espera arranca já no dia 1 de abril – madrugada de terça-feira para quarta-feira em Portugal.

Numa temporada em que o World Tour alarga o contingente feminino – de 16 passam a 24 -, regressa ao antigo formato de circuito, sem ter uma finalíssima para coroar os campeões mundiais mundial, e estreia um novo formato, com as surfistas menos cotadas a iniciarem a prova numa primeira ronda encurtada, sem repescagens posteriores, Yolanda e Kika vão partir para a nova temporada com a missão de terminar no top 14 mundial, de forma a garantirem a continuidade na elite mundial para 2027.

Dessa forma, a tarefa não vai ser fácil para ambas nesta etapa inaugural, nas famosas direitas de Bells Beach, em Victoria. Yolanda vai estar no heat inaugural da primeira ronda feminina, onde terá pela frente a veterana australiana Sally Fitzgibbons. Depois de ter conseguido a qualificação também pelo circuito Challenger Series, Sally, de 35 anos, vai para a 17.ª temporada consecutiva na elite mundial feminina, tendo sido já vice-campeã mundial em três ocasiões e vencedora em Bells Beach por duas vezes. Algo que representa uma missão dura para a surfista algarvia, de 27 anos.

Já Kika Veselko, de 22 anos, vai competir no heat 3 da ronda inaugural feminina, frente à costarriquenha Brisa Hennessy, que terminou a última temporada no 14.º posto do ranking mundial, depois de ter sido 4.ª da hierarquia mundial em 2024.

Se a organização dos heats não foi amigável para as surfistas portuguesas na ronda inaugural, tudo pode ficar ainda mais complicado na ronda 2, onde já entram em ação as principais candidatas ao título mundial. Caso vença Sally Fitzgibbons, Yolanda Hopkins irá enfrentar a australiana e campeã mundial em título Molly Picklum, no heat 5. Por sua vez, Francisca Veselko, caso supere Hennessy, terá à espera no heat 3 a havaiana Gabriela Bryan, que foi a número 3 mundial do ano passado.

O período de espera do Rip Curl Pro Bells Beach vai de 1 a 11 de abril, sendo que este evento marca a estreia de surfistas portuguesas como competidoras a tempo inteiro no World Tour da World Surf League. Na prova masculina, Portugal não terá qualquer representante.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Surf

Notícias
Notícias Mais Vistas