O português Marcos Freitas qualificou-se esta 2.ª feira para os 16 avos-de-final do torneio individual dos Mundiais de ténis de mesa, nos quais vai defrontar o chinês Liang Jingkun , que eliminou o compatriota João Geraldo na segunda ronda.
Marcos Freitas, 98.º classificado do ranking mundial, enfrentou uma dura batalha perante um adversário substancialmente mais bem posicionado na hierarquia da federação internacional, o egípcio Omar Assar, impondo-se ao número 27 do mundo por 4-3.
A diferença de 71 posições no ranking e o estatuto de Assar de 23.º cabeça de série da competição não foram visíveis no encontro de hoje, que Marcos Freitas venceu na negra, após uma hora e oito minutos, com os parciais de 6-11, 11-8, 10-12, 11-3, 11-8, 8-11 e 12-10.
O atleta olímpico, de 37 anos, terá pela frente uma tarefa ainda mais trabalhosa na terça-feira, nos '16 avos', nos quais vai defrontar Liang, número cinco mundial e quinto pré-designado, que afastou João Geraldo, 125.º do ranking, com aparente facilidade, em 40 minutos.
O português até ganhou o primeiro parcial, por 11-5, mas o chinês impôs-se nos quatro seguintes, por 11-7, 11-3, 11-8 e 11-8, evitando um confronto exclusivamente luso na ronda seguinte e a garantia de ter um praticante nacional nos oitavos de final dos Mundiais, que decorrem em Doha.
A eliminação de João Geraldo junta-se às de João Monteiro e Tiago Apolónia, que ficaram pelo caminho no sábado, e deixa a representação portuguesa no quadro masculino reduzida a Marcos Freitas, tal como sucede no feminino com Jieni Shao, após o afastamento de Fu Yu, no domingo.
À semelhança do compatriota, Jieni Shao, 59.ª posicionada no ranking, depara-se na terça-feira com um obstáculo muito difícil de transpor na segunda ronda: a japonesa Satsuki Odo, número oito mundial e sétima cabeça de série.
Por LusaMesatenista formou dupla com Tiago Apolónia
Freitas também está na mesma fase da prova em singulares
Português de 17 anos e o romeno Iulian Chirita perderam por 3-0 nas meias-finais
Português já garantiu uma medalha em pares masculinos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana