O torneio de ténis de Roland Garros, segunda prova do 'Grand Slam', vai ser disputado entre 21 de setembro e 11 de outubro, informou esta quarta-feira a organização, adiantando que a prova terá três semanas.
Inicialmente previsto para o período entre 24 de maio e 7 de junho, o torneio de terra batida mais importante do calendário do ténis mundial foi suspenso devido à crise sanitária desencadeada pela pandemia de covid-19.
Hoje, a Federação Francesa de Ténis (FFT) formalizou as novas datas do torneio parisiense, numa decisão que engloba as associações masculinas (ATP) e femininas (WTA) do circuito, e a Federação internacional (ITF).
"Ao 'Grand Slam' parisiense foi dada uma semana extra de competição, o que significa que o torneio de qualificação pode disputar-se a partir de 21 de setembro", indica a FFT.
Em comunicado, a FFT explica que a qualificação vai decorrer entre 21 e 25 de setembro, seguindo-se o quadro principal entre 27 de setembro e 11 de outubro.
"Com o propósito de agir responsavelmente, a FFT está a trabalhar com o governo francês no sentido de preparar o torneio com todas as medidas adequadas para garantir a saúde e segurança de todos", refere a nota federativa.
A FFT congratula-se ainda com a extensão do período para o torneio, justificando que é um privilégio manter o formato de Roland Garros e que a pré-qualificação pode ajudar no apoio a tenistas financeiramente afetados pela pandemia.
Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas - Jogos Olímpicos Tóquio'2020, Euro'2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.
Por LusaCom a eliminação na segunda ronda, o português Nuno Borges deixou o top 50
Espanhol venceu a final em quatro sets
Medidas de segurança levaram a mudança de horário
Presidente dos EUA deverá assistir ao jogo entre Sinner e Alcaraz num camarote
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Evento decorre de 8 a 11 de outubro