O tenista Alexander Zverev caiu hoje na segunda ronda do Masters 1.000 de Monte Carlo, diante do italiano Matteo Berrettini, com a derrota do alemão a significar que Jannik Sinner regressará da sua suspensão como número um mundial.
O primeiro cabeça de série, que tinha ficado isento na primeira ronda do torneio de terra batida monegasco, perdeu com o 34.º classificado da hierarquia ATP, pelos parciais de 2-6, 6-3 e 7-5, em duas horas e 29 minutos.
Ao afastar o número dois mundial, Berrettini não só assegurou a melhor vitória da carreira -- quanto ao ranking do adversário -- como garantiu que o seu compatriota Jannik Sinner vai regressar da suspensão por doping como líder do ranking.
Afastado dos 'courts' desde que conquistou o Open da Austrália, o número um mundial vai regressar ao circuito no Masters 1.000 de Roma, depois de cumprir a sanção acordada com a Agência Mundial Antidopagem (AMA).
Em 15 de fevereiro, a AMA anunciou que Sinner ia cumprir um "período de ineligibilidade" entre 09 de fevereiro e 04 de maio deste ano, na sequência de dois positivos por clostebol, um produto anabolizante, em março de 2024.
O acordo alcançado levou a AMA -- que pretendia impor ao tenista um ano de suspensão - a desistir do recurso apresentado no Tribunal Arbitral do Desporto, no qual contestava a decisão da Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) de ilibar o número um mundial.
De acordo com a ITIA, Sinner justificou os resultados dos testes antidoping com o facto de um membro da sua equipa de apoio ter utilizado um spray de venda livre que continha clostebol para tratar uma pequena lesão (um corte num dedo), sendo que o mesmo, posteriormente, viria a massajar o italiano sem luvas, contaminando-o com a substância.
Apesar de ter falhado os Masters 1.000 de Indian Wells e Miami e agora Monte Carlo e, depois, Madrid, o número um mundial 'beneficiou' dos maus resultados de Zverev para segurar a liderança do ranking até ao regresso.
Finalista derrotado do Open da Austrália, o alemão caiu na segunda ronda em Indian Wells e também em Acapulco, tendo chegado aos 'oitavos' em Miami.
Por LusaQuentin Folliot é o sexto a ser banido no âmbito da investigação a uma rede de corrupção
Número um dos ranking WTA falou sobre o tema no programa de Piers Morgan
Tenista sérvio prestou declarações durante o Grande Prémio de Abu Dhabi de F1
Nome da lendária antiga tenista apareceu na lista de atletas seguidos pela autoridade antidoping do ténis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana