_

Capitã Neuza Silva "muito confiante" com equipa portuguesa na Billie Jean King Cup

Seleção portuguesa que estará presente na Billie Jean King Cup 2026
• Foto: Beatriz Ruivo/Miguel Reis/FP Ténis

A capitã da seleção portuguesa feminina de ténis, Neuza Silva, mostrou-se esta 2.ª feira muito confiante com a equipa convocada para a Billie Jean King Cup, no Jamor, onde decorrerá o Grupo I da Zona Europa-África, entre terça-feira e sábado.

"[Esta equipa] Transmite-me muita confiança. São cinco jogadoras que conheço há muitos anos e que passaram pelas minhas mãos, desde muito pequenas. E é como se eu fosse a mãe da família. Tenho mesmo muita confiança e muita alegria, muito orgulho em trabalhar com elas", avançou a capitã nacional, em conferência de Imprensa, revelando-se "muito motivada" para a emblemática competição.

PUB

Neuza Silva conta, no Complexo de Ténis do Jamor, com as experientes Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk e as estreantes Madalena Matias e Gabriela Amorim, ambas de 17 anos, que vão lutar já a partir de terça-feira por uma vaga no play-off de acesso à fase final da Billie Jean King Cup.

"Como já aprovámos o ano passado, temos uma equipa cada vez mais competitiva e com mais qualidade. Elas já têm muita experiência, não só na competição, mas em torneios de categoria superior. Temos a Kika [Francisca Jorge] que já está tem ranking para jogar torneios do Grand Slam", defendeu a antiga jogadora, frisando que tem sido construído "uma equipa com muito valor e com muita qualidade."

Portugal vai discutir o Grupo D com a Alemanha, Dinamarca e Suécia, numa prova que colocará em ação 16 nações, distribuídas por quatro grupos. Em jogo estarão três vagas para o play-off de promoção à fase final da Billie Jean King Cup, ronda que a equipa nacional disputou em novembro de 2025.

PUB

O primeiro duelo, agendado para terça-feira, é com a seleção germânica, composta por Ella Seidel, Noma Noha Akugue, Tessa Johanna Brockmann, Eva Bennemann e Nastasja Schunk.

"Nós estamos num grupo com uma equipa poderosa, que está habituada a outros níveis, mas estamos preparadas para enfrentar a Alemanha, a Dinamarca e a Suécia. (...) Espero encontros equilibrados. É verdade que a Alemanha tem uma jogadora top 100 [Ella Seidel] e que tem um estilo de jogo poderoso e agressivo, mas nós temos as nossas armas. Temos também as nossas soluções para contrariar o estilo de jogo dela", garantiu Neuza Silva, confessando que "a manutenção é o objetivo, mas sempre olhar para cima, porque a equipa tem qualidade para ir ao play-off e subir."

Bem integradas na equipa e devidamente praxadas, como é tradição nas seleções nacionais, Madalena Matias e Gabriela Amorim revelam-se encantadas com a oportunidade de representar as cores nacionais e com o ambiente vivido no seio da equipa.

PUB

"Estou a adorar estar aqui, estou muito feliz. Faço tudo com um sorriso na cara, adoro o ambiente, estou a desfrutar de cada momento e vou dar o meu máximo", assumiu Madalena Matias, partilhando do sentimento de Gabriela Amorim: "Estou a gostar imenso de estar e treinar com elas. É um nível muito diferente dos juniores. E é uma semana que vai enriquecer muito em termos de experiência."

Já Francisca Jorge destacou ser "super gratificante estar em equipa, porque é uma semana especial, e partilhar as emoções", enquanto Angelina Voloshchuk e Matilde Jorge garantiram estar "motivadas e preparadas" para o próximo desafio de Portugal na Billie Jean King Cup.

Eslováquia, Países Baixos, Roménia e Alemanha são os quatro cabeças de série dos Grupos A, B, C e D, respetivamente, no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, onde a fase de grupos será disputada entre terça e quinta-feira.

PUB

Definidos os primeiros classificados de cada quarteto, o líder do Grupo A vai defrontar na sexta-feira o vencedor do Grupo D e o líder do Grupo B vai medir forças com o vencedor do Grupo C pelas duas primeiras vagas de apuramento. O último lugar será discutido no sábado entre as duas formações derrotas desses dois encontros.

Os segundos classificados de cada Grupo garantem a manutenção no Grupo I da Zona Europa-África, enquanto os terceiros e quartos classificados ficam obrigados a jogar o play-off para evitar a despromoção.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Ténis Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB