O tenista João Sousa foi esta terça-feira um dos quatro portugueses a aceder à segunda ronda do Oeiras Indoor Open I, que decorre no Complexo de Ténis do Jamor, a par de Jaime Faria, João Domingues e Gastão Elias.
O vimaranense, antigo número 28 mundial e atual 249.º classificado, encerrou a jornada inaugural do challenger português com um triunfo sobre o italiano Samuel Vincent Ruggeri (348.º ATP) em apenas dois 'sets', pelos parciais de 6-4 e 6-2, após ter anulado o único 'break point' que enfrentou.
Depois de uma estreia vitoriosa, alcançada em uma hora e 27 minutos, João Sousa vai enfrentar nos oitavos de final o britânico Paul Jubb (669.º ATP), que bateu o espanhol Nicolás Álvarez Varona, por 7-5 e 6-2.
No único confronto entre os dois, na abertura da edição 2019 de Wimbledon, o minhoto, de 34 anos, saiu vencedor diante do jovem inglês, de 24 anos.
Ainda antes de Sousa, Gastão Elias, número 336 no ranking ATP, também garantiu a qualificação para a fase seguinte da prova portuguesa, de categoria 50 do ATP Challenger Tour, ao derrotar o francês Kenny de Schepper, antigo 'top 70' do mundo, por duplo 6-4.
Graças ao triunfo, o tenista da Lourinhã vai defrontar agora o turco Cem Ilkel, 255 mundial e terceiro cabeça de série.
Por seu lado, o também português João Domingues marcou encontro com o polaco Maks Kasnikowski (324.º ATP), após eliminar o norte-americano Noah Rubin, em três partidas, pelos parciais de 6-4, 1-6 e 7-5.
Já Jaime Faria, que abriu a jornada de hoje no Complexo de Ténis do Jamor, foi o primeiro representante nacional a assegurar uma vaga nos oitavos de final do Oeiras Indoor Open I, ao superar o belga Michael Geerts, por 7-6 (8-6) e 6-2.
Enquanto o jovem lisboeta garantiu um duelo com o 'lucky loser' ucraniano Vadym Ursu, o portuense Henrique Rocha foi eliminado pelo norte-americano Thai-Son Kwiatkowski, por 6-4 e 6-4, enquanto o algarvio Tiago Pereira foi derrotado pelo bielorrusso Egor Gerasimov, pelos parciais de 7-6 (7-5) e 6-1.
Por LusaTenista norte-americana recebeu um 'wild card'
Número um português está nos quartos de final
A campeã do Open dos Estados Unidos precisa agora de vencer apenas um set a Coco Gauff para assegurar uma vaga na próxima fase
Prova decorre na Arábia Saudita
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Interrogatório do Juventus-Sporting
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Tinha 54 anos e lutava contra um cancro