_
Nuno Borges subiu ao 42.º lugar no ranking mundial, a melhor classificação de sempre, impulsionada pela conquista do torneio de Bastad, segundo a lista divulgada esta segunda-feira, que continua a ser liderada pelo italiano Jannik Sinner.
O tenista português, de 27 anos, que tinha como melhor colocação na hierarquia da ATP o 46.º posto alcançado em fevereiro, subiu nove lugares, graças ao triunfo alcançado no domingo sobre o espanhol Rafael Nadal, antigo número um mundial, na final do torneio sueco, em terra batida.
O tenista português conquistou o primeiro título no circuito principal, ao impor-se, na sua primeira final no circuito, por 6-3 e 6-2 ao veterano jogador espanhol, de 38 anos, vencedor de 22 títulos do Grand Slam, que subiu 100 posições no ranking, para a 161.ª.
Nuno Borges, que reforçou o estatuto de número um português, tornou-se apenas segundo tenista luso a vencer um torneio ATP, depois de João Sousa, que conquistou o título em Kuala Lumpur, em 2013, Valência, em 2015, Estoril Open, em 2018, e Pune, em 2022.
O antigo tenista vimaranense, que esteve num total de 12 finais, é também o detentor da melhor posição de sempre de um português no ranking mundial, com o 28.º lugar alcançado em 16 de maio de 2016.
Os tenistas nacionais também melhoram o posicionamento na hierarquia fora do top 100, com Jaime Faria a subir quatro postos, para o 166.º, e Henrique Rocha a ascender 10, para o 172.º, em ambos os casos as melhores colocações da carreira.
Sinner manteve-se no comando, à frente do sérvio Novak Djokovic e do espanhol Carlos Alacaraz, segundo e terceiro classificados, respetivamente, num top 10 que se manteve inalterado, à exceção da subida do norueguês Casper Ruud do nono para o oitavo lugar, por troca com o russo Andrey Rublev.
Jogadores poderão solicitar ainda uma pausa de 10 minutos para hidratação
Só foi superado por dois protagonizados por Carlos Alcaraz
Quentin Folliot é o sexto a ser banido no âmbito da investigação a uma rede de corrupção
Número um dos ranking WTA falou sobre o tema no programa de Piers Morgan
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Gala arranca às 17h, em Doha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países