O número um português Nuno Borges qualificou-se esta quarta-feira para os quartos-de-final do Open de Hong Kong em ténis após bater o croata Marin Cilic em dois parciais.
O primeiro parcial foi mais equilibrado, com o jogador natural da Maia, 47.º do ranking ATP, a ser o primeiro a quebrar o serviço do veterano de 37 anos, número 70 do mundo.
O vencedor do Open dos Estados Unidos em 2014 ainda respondeu na mesma moeda, mas Borges voltou a quebrar o jogo do veterano bósnio para conquistar o primeiro parcial por 7-5.
O português entrou melhor no segundo set, vencendo os três primeiros jogos, vantagem que manteve para fechar o parcial em 6-3 e vencer a partida ao fim de apenas 47 minutos.
Nos quartos-de-final, Borges vai defrontar o vencedor do encontro de hoje entre o terceiro cabeça de série do torneio e 16.º mundo, o russo de 28 anos Andrey Rublev, e o chinês de 26 anos Wu Yibing, o número 179 do mundo, que veio da qualificação.
Borges é o oitavo cabeça de série do torneio da região chinesa, que serve também de preparação para o Open da Austrália - um dos quatro Grand Slam, os principais torneios do ténis mundial - que arranca a 12 de janeiro.
Na temporada de 2025, o maiato bateu, pela primeira vez na carreira, um jogador do top 10, o número oito mundial, o norueguês Casper Ruud, na segunda ronda de Roland Garros, em maio.
Borges chegou também à quarta ronda no Open da Austrália, em janeiro de 2025, e no Open dos Estados Unidos, em agosto, sendo ainda o primeiro português a atingir os oitavos-de-final do Masters 1.000 de Xangai, na China, em outubro.
Tenista português junta-se a Nuno Borges, Francisco Cabral, Jaime Faria e Henrique Rocha
Tenista português, em dupla com o austríaco Lucas Miedler, superou Ariel Behar e Joran Vliegen
Tenista português bateu o croata Marin Cilic em dois parciais
Português vence Elmer Moller por 6-1 e 6-3
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
A fazer uma pausa sabática, em nome da saúde mental, treinador admite que a família sofreu com a carreira dele, que tem muitas históricas para contar
Dois dias depois, Hélène Hendriks testou positivo à Covid-19
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alexander Nouri trocou o futebol pela restauração, depois de vários anos como técnico principal