A tenista norte-americana Serena Williams venceu o Prémio Princesa das Astúrias do Desporto 2025, pela sua "extraordinária carreira desportiva" e pela defesa da igualdade de género no desporto, anunciou o júri, em Oviedo, Espanha.
"Considerada uma das melhores tenistas da história, com um palmarés desportivo inquestionável, conquistou 73 títulos individuais, entre eles, 23 Grand Slam e quatro ouros olímpicos", realçou o júri na ata de atribuição do prémio, divulgada pela Fundação Princesa das Astúrias.
O júri acrescentou que, "além da extraordinária carreira desportiva", Serena Williams "tem sido sempre uma firme defensora da igualdade de género e de oportunidades entre homens e mulheres no desporto e, em geral, na sociedade".
Nascida em 1981, em Saginaw, Michigan, Serena Williams anunciou o fim da carreira como tenista em 2022.
Os Prémios Princesa das Astúrias, atribuídos pela fundação com o mesmo nome, celebram em 2025 a 45.ª edição e distinguem anualmente o "trabalho científico, técnico, cultural, social e humanitário" realizado por pessoas ou instituições a nível internacional.
O Prémio Princesa das Astúrias do Desporto 2025 foi o quinto deste ano anunciado pela fundação.
O primeiro foi o Prémio Princesa das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2025, atribuído ao filósofo e ensaísta alemão de origem sul-coreana Byung-Chul Han, o segundo o das Letras, que distinguiu o escritor espanhol Eduardo Mendoza, o terceiro o das Ciências Sociais, para o sociólogo e demógrafo norte-americano Douglas Massey, e o quarto o das Artes, que recebeu a fotógrafa mexicana Graciela Iturbide.
Nas próximas semanas serão anunciados os prémios nas áreas da Cooperação Internacional, Investigação Científica e Técnica e Concórdia.
Cada um dos prémios tem um valor monetário de 50.000 euros e a cerimónia de entrega decorrerá em outubro.
Por LusaAntiga tenista diz estar agora a "reencontrar-se" depois de ter vivido momentos difíceis
Venceu duas vezes em Roland Garros e foi primeiro italiano a conquistar um título do 'Grand Slam'
Tenista dinamarquês derrotou o eslovaco Andrej Martin
Ao lado de Alexander Donski, o português derrotou a dupla Theo Arribage-Nino Serdarusic
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Treinador português quer lançar novos jogadores