2.º Obidos Ladies Open: portuguesas eliminadas

Sérvia Ivana Jorovic continua imparável

• Foto: João Henriques
Nenhuma portuguesa logrou qualificar-se para os oitavos de final do 2.º Obidos Ladies Open, torneio da Federação Internacional de Ténis (ITF), a contar para o ranking mundial (WTA), de 25 mil dólares em prémios monetários, cuja primeira ronda terminou esta quarta-feira na Bom Sucesso Tennis Academy.

Três portuguesas figuravam no quadro principal de singulares, graças a wild cards atribuídos pela Federação Portuguesa de Ténis, em colaboração com o diretor de torneio, Nuno Mota, e todas ficaram pelo caminho.

Terça-feira, Claudia Cianci perdeu com a espanhola Estrella Cabeza Candella, 350.ª no ranking mundial e campeã de 12 títulos internacionais, por 6-3 e 6-3.

Esta quarta-feira foram afastadas Rita Pinto e Maria João Koehler, jogadoras com estatuto bem distinto. Pinto, de apenas 17 anos, nunca esteve classificada no ranking de singulares, só em pares, e é a atual vice-campeã nacional de sub-18. Procura ainda ganhar experiência internacional e soçobrou diante da alemã Vivian Heisen, de 24 anos, 346.ª no ranking, por 6-2 e 6-0, em uma hora de jogo, num encontro em que houve 17 duplas-faltas!

Maria João Koehlerl caiu frente à 5.ª cabeça de série, a espanhola Olga Saez Larra (259.ª), de 23 anos, por 6-4 e 6-1, em 79 minutos. Foi o terceiro confronto entre ambas e a portuguesa tinha ganho os dois anteriores, em 2011, sempre em hardcourts. Para a espanhola, apesar de estar agora melhor classificada no ranking, foi uma boa vitória. O primeiro set acabou por revelar-se fundamental dado que a jogadora da seleção nacional da Fed Cup teve hipóteses de vencê-lo.

"Tive ponto para fazer 5-3 no serviço dela, também tive ponto para fazer 5-5 e caiu sempre para o lado dela. Foi um primeiro set muito igualado, ela teve mérito, mas não foi um encontro brilhante por parte de nenhuma de nós. É uma jogadora que também não dá muito ritmo, variou muito o jogo com bolas altas e slices, não me deu a bola confortável. Eu estava um pouquinho mais lenta a ler o jogo e deveria ter sido mais agressiva, deveria ter sido eu a mandar", contou a jogadora que apareceu em Óbidos acompanhada do treinador Vasco Martins do Ace Team.

Aos 25 anos, depois de várias trocas de treinadores e, sobretudo, demasiadas lesões, Maria João Koehler tenta recuperar uma carreira que poderá ser ainda muito grande, mas que exige a capacidade de recomeçar quase do zero, com os escassos apoios de que dispõe. Estes torneios em Portugal são uma oportunidade preciosa de somar alguns pontos para o ranking, sem despesas demasiado elevadas, mas depois de perder na fase de qualificação da semana passada foi agora afastada na primeira ronda do quadro principal, para o qual mereceu um convite.

Falta ainda o torneio da próxima semana, o último desta série de três nos courts de relva sintética da Bom Sucesso Tennis Academy e MJK, lúcida, sabe fazer o diagnóstico: "Sinto que ainda me falta ritmo competitivo. Ainda não joguei muitos torneios este ano. Há também uma certa ansiedade inerente à competição, são coisas a trabalhar. Preciso de fazer muitos encontros. É diferente fazer só um por semana ou uns três ou quatro. Há também a questão da confiança, para ser mais corajosa nos pontos importantes e hoje se calhar faltou um pouquinho isso. Senti-me presa, muito descoordenada. Tenho que saber minimizar isso".

O 2.º Obidos Ladies Open prossegue quinta-feira, já sem portuguesas em singulares, com o início dos oitavos de final a partir das 10 horas, em três courts.

A campeã do primeiro torneio desta série, a sérvia Ivana Jorovic, oitava cabeça de série esta semana, vai medir forças com a belga An-Sophie Mestach pela segunda semana seguida em Óbidos. Na primeira ronda do torneio anterior bateu-a em dois sets. Jorovic leva seis encontros seguidos a vencer e esta quarta-feira desfeiteou a ‘qualifier’ francesa Mathilde Armitano por 6-2 e 6-3.
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ténis

Notícias

Notícias Mais Vistas