Djokovic quer Jogos Olímpicos iguais às ATP Finals

Tenista sérvio defende um modelo de competição mais competitivo

Novak Djokovic, número dois mundial, defendeu que o torneio de ténis dos Jogos Olímpicos deveria ter o mesmo formato das ATP Finals, uma vez que jogar mais encontros seria mais emocionante.

"Este é um formato emocionante, um torneio único no Mundo. Gosto de jogar assim, com uma fase de grupos. Penso que outros eventos, como os Jogos Olímpicos, deveriam adotar este formato", disse o sérvio, depois de derrotar o belga David Goffin nas ATP Finals, em Londres.

Djokovic considerou que com o sistema de 'round-robin' são disputados mais encontros, o que, em última instância, é o que o público quer.

"[O público quer] poder desfrutar dos melhores tenistas, pelo menos durante um par de encontros. Creio que é algo que valoriza o torneio. Além disso, faz com que o jogador se sinta mais cómodo, uma vez que joga um mínimo de três encontros. Sabe que, mesmo perdendo, ainda se pode qualificar", explicou o número dois mundial, que foi derrotado na primeira ronda do Rio2016 pelo argentino Juan Martin del Potro.

O tenista de Belgrado também criticou o formato da Taça Davis, dizendo que não funciona para os jogadores de topo. "Tem de mudar radicalmente. Na minha opinião, o único sistema que funcionaria seria uma competição de uma ou duas semanas, uma vez por ano, com uma fase de grupos com quatro, cinco ou seis ‘poules’. As equipas jogariam em sítios diferentes e encontrar-se-iam no mesmo local para os oitavos, quartos, meias e final", sugeriu.

Djokovic garantiu que não é o único a pensar assim e defendeu ainda que as eliminatórias deveriam ser disputadas em dois dias, com os encontros a serem discutidos à melhor de três sets. "Não sei qual o futuro da Taça Davis. Respeito muito a competição, que tem muita história, e adoro jogar pelo meu país. É o único torneio de seleções que há no nosso desporto", salientou.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ténis

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.