Jogador foi ilibado pela Agência Internacional para a Integridade no Ténis (ITIA)
Frederico Silva foi suspenso por um mês, por ter testado positivo à substância proibida trimezatidina, em teste fora de competições, em fevereiro passado, anunciou a Agência Internacional para a Integridade no Ténis (ITIA).
A ITIA esclarece que o castigo, que já foi cumprido, é de apenas um mês, porque foi considerada a justificação de que terá havido contaminação de um medicamento regularmente prescrito, pelo que não houve intenção de Frederico Silva, que já aceitou o castigo.
"Após algum tempo em silêncio, posso finalmente partilhar convosco a experiência mais difícil da minha vida e da minha carreira. Fui inesperadamente envolvido num processo de controlo antidoping, depois de ter sido contaminado, de forma totalmente involuntária, por uma substância proibida presente num medicamento comum, Daflon 1000", escreveu Frederico Silva, em publicação na rede social Instagram.
O tenista luso diz ter ingerido "um medicamento completamente banal" que, para seu "azar", estava "contaminado com uma substância proibida".
Frederico Silva recorda a necessidade de "rápido tratamento médico" em janeiro, e a prescrição de Daflon 1000.
"Acontece que a caixa de daflon que comprei e tomei para tratar a doença estava contaminada com uma substância proibida, circunstância que estava, obviamente, totalmente fora do meu controlo", explica.
O tenista luso deixa claro que, neste processo, conseguiu "demonstrar, sem qualquer dúvida, que se tratou de uma contaminação não intencional", da qual "não podia ter tido qualquer conhecimento prévio, e que nada podia ter feito de diferente para evitar este azar".
Frederico Silva foi suspenso preventivamente em março e recorreu do castigo, sendo que esteve mais de um mês sem jogar.
Jogador foi ilibado pela Agência Internacional para a Integridade no Ténis (ITIA)
Tenista português vai defrontar o canadiano Gabriel Diallo
Estão na na segunda ronda do Lisboa Belém Open
Tenista cazaque derrotou Valentin Royer
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido