João Monteiro recebe o primeiro 'wild card' para o Lisboa Belém Open

A prova a contar para o ATP Challenger Tour decorre, entre 10 e 18 de junho, no Clube Internacional de Foot-Ball (CIF)

• Foto: David Martins/Record

João Monteiro, campeão nacional absoluto em título, foi contemplado com o primeiro 'wild card' para o quadro principal de singulares do Lisboa Belém Open, prova do ATP Challenger Tour, que irá decorrer entre 10 e 18 de Junho, no Clube Internacional de Foot-Ball (CIF).

Monteiro regressou a Portugal no verão de 2016, após completar uma licenciatura em economia, nos EUA, a tempo de vencer pela primeira vez o Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. Atleta residente do Jogos Santa Casa CAR, o tenista de 23 anos está a atravessar o melhor momento da sua carreira, tendo no passado fim de semana conquistado a "dobradinha" no 'Future' de Santa Margarida, em Montbui (Espanha).

Foi o segundo título individual de Monteiro no circuito ITF – depois de ter-se estreado em julho de 2016, em Idanha-a-Nova – o que vai permitir-lhe melhorar o seu actual ranking de 447.º na tabela ATP. O quarto título de pares foi conquistado ao lado de Nuno Deus.

Com entrada direta no quadro principal do Lisboa Belém Open estão já Gastão Elias, Pedro Sousa e João Domingues. Do lote de jogadores inscritos, destacam-se dois tenistas do top 100, Damir Dzumhur e Adam Pavlasek. Há ainda mais três 'wild cards' para atribuir para o quadro masculino e seis para a fase de qualificação.

O ATP Challenger Tour é uma rampa de lançamento para os jovens jogadores ascenderem ao ATP World Tour. Como exemplos, basta referir Rafael Nadal que venceu dois challengers em 2003, um ano antes de conquistar o seu primeiro título no circuito ATP; Kei Nishikori que ganhou quatro títulos challenger em 2010 e, em 2011, estava no top 25; ou os mais jovens Dominic Thiem (challengers conquistados em 2013), Nick Kyrgios (2013 e 2014) e Alexander Zverev (2014 e 2015).

No total, são cerca de 150 torneios espalhados por mais de 40 países, com os prémios monetários a variarem entre 35 mil e 106,5 mil euros. Todos os eventos deste circuito são geridos e realizados sob as regras e regulamentos da ATP e distribuem pontos para o ranking mundial, proporcionalmente ao 'prize money' atribuído.

O primeiro torneio challenger data de 1978, mas a partir de 2009, o ATP Challenger Series, como era então conhecido, deu lugar ao ATP Challenger Tour. Desde então, apenas um torneio desta categoria teve lugar em Portugal. Em 2013, Guimarães recebeu um evento challenger, ganho por João Sousa que, dois meses depois, conquistava o seu primeiro título no ATP World Tour.

Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ténis

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.