Record

João Sousa recordista

disputa apenas torneios atp toda a época

João Sousa recordista
João Sousa recordista • Foto: EPA

A uma semana de iniciar a defesa do título no ATP 250 de Kuala Lumpur, Malásia, João Sousa confirmou, ontem, a consistência de resultados que lhe permitem encarar de forma tranquila o resto da temporada, sem ter necessidade de recorrer a torneios da categoria challenger para fazer a gestão de pontos no ranking mundial – um recorde no ténis nacional.

No passado, tanto Nuno Marques como Rui Machado e Frederico Gil, os únicos lusos no top 100, alternaram sempre torneios challenger com provas de maior cotação. Sousa é o primeiro a marcar a diferença. O último challenger que disputou foi em julho de 2013, em Guimarães, que ganhou. E até final desta temporada, o vimaranense só irá competir em provas ATP.

Concentração

O triunfo de ontem frente ao croata Ivan Dodig, por 6-2 e 6-2, colocou João Sousa na 2.ª ronda do torneio ATP 250 de Metz (França), defrontando hoje o holandês Igor Sijsling no encontro de acesso aos quartos-de-final.

O n.º 1 nacional, 39.º na lista ATP, salvou todos os quatro break points num duelo em que foi superior ao adversário em todos os capítulos. “Foi importante ter-me mantido concentrado, além de jogado bem taticamente”, disse Sousa numa apreciação à vitória frente a um jogador que já ocupou a 29.ª posição mundial, no ano passado.

O vimaranense vai medir hoje forças com o holandês Igor Sijsling, um adversário a quem já ganhou (6-2 e 6-4) este ano no torneio de Casablanca, mas em terra batida.

“O Igor é um excelente jogador que gosta imenso deste tipo de superfície e este ano já alcançou uma meia-final de um ATP 500 neste piso e, por isso, é muito perigoso”, advertiu Sousa a Record. O técnico Frederico Marques comentou o perfil do holandês: “O Sijsling é um bom jogador no capítulo do serviço, mas ainda mais agressivo que Dodig no fundo de campo. Hoje [ontem], a lucidez do João permitiu-lhe jogar bem taticamente”, esclareceu o treinador.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Ténis

Notícias

Notícias Mais Vistas

M