Ninguém ganha mais do que Gonçalo

O jogador profissional com mais vitórias em 2017 é português. Até Nadal fica longe...

• Foto: David Martins

A temporada de 2017 ainda não terminou, mas há algo que já está garantido: o tenista profissional com mais vitórias de singulares este ano... é português.

Gonçalo Oliveira, de 22 anos, 206º ATP, garantiu ontem a qualificação para as meias-finais de mais um Future em Hammamet, na Tunísia, ao bater o francês Manuel Guinard (758º ATP), por 6-1 e 6-2, naquela que foi a sua 78ª vitória de singulares da temporada.

Ao todo, o jogador nascido no Porto (mas há muito um cidadão do Mundo – saiu de Portugal com o pai, o seu treinador, ainda mal sabia andar) soma 64 vitórias ao nível de torneios Futures e 14 em torneios Challenger, para onde fez a transição em 2017. Rafael Nadal, número um do Mundo, está em 6º na lista dos mais vitoriosos, com 67 vitórias, com a natural diferença de todas terem sido alcançadas em torneios ATP e Grand Slams.

"A minha forma de estar no ténis creio que é diferente da maioria dos outros jogadores. Eu tenho por princípio jogar e treinar simultaneamente e é óbvio que tenho semanas em que me sinto mais cansado. Nessas tento jogar de forma mais tranquila", admitiu a Record o número cinco nacional, que na próxima semana se vai tornar o 12º português da história a entrar no top 200 ATP.

Entre singulares e pares, Oliveira disputou quase 200 encontros em 40 semanas, mais do que qualquer outro tenista. E sem lesões. "Felizmente as que foram aparecendo este ano consegui recuperá-las enquanto competia. Foram sempre lesões leves que me permitiram recuperar em pouco tempo", confessou-nos.

Para Gonçalo Oliveira, que se estreou em torneios do Grand Slam no qualifying do US Open, em agosto, o registo de 78 vitórias em 2017 é sinónimo de que tem trabalhado bem. "Isto significa que foi um ano em que trabalhei bem e por esse motivo consegui melhorar o meu ténis", assegurou o tenista que hoje defronta Raúl Brancaccio nas ‘meias’. Horas depois, joga a final de pares, precisamente ao lado de Brancaccio.

Por José Morgado
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ténis

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.