Apesar de Andy Murray ter impedido João Sousa de em Melbourne se tornar no primeiro português a chegar a uma 4.ª ronda em torneios do Grand Slam, derrotando-o por 6-1, 6-1 e 7-5 em 2h06, o vimaranense continua em contraciclo com o ténis nacional e é o único que dá garantias de chegar às 10 vitórias em encontros em Majors.
Os triunfos frente ao australiano Jordan Thompson e ao eslovaco Martin Klizan colocam Sousa (55.º na lista ATP) com 7 vitórias no registo entre portugueses nas quatro etapas dos torneios do Grand Slam. O regresso ao top 50 (será 49.º após o open australiano) e as boas indicações deixadas em singulares – competiu ao lado de Santiago Giraldo na última madrugada em pares frente aos franceses Julien Benneteau e Edouard Roger-Vasselin – permitem concluir que Sousa poderá cumprir os seus objetivos em 2015: ganhar um torneio ATP e aproximar-se do top 20 do ranking mundial.
As palavras de Andy Murray, que considerou Sousa um duro oponente, que nunca vira a cara à luta, vão nesse sentido, enaltecendo a atitude do n.º 1 nacional que, apesar de estar a perder por 4-1 no 3.º set, nivelou o ritmo do encontro. Murray, n.º 6 na hierarquia mundial, vai agora defrontar o búlgaro Grigor Dimitrov, que o derrotou o ano passado nos quartos-de-final em Wimbledon.
“Obviamente não estou contente com o resultado, podia ter feito muito melhor, mas as coisas são assim. Há que ter confiança”, referiu Sousa, que averbou a quarta derrota frente ao escocês, campeão olímpico em Londres’12 e vencedor de Wimbledon em 2013. Depois da Austrália segue-se o regresso à Europa em torneios em recinto coberto.
Perdeu frente ao austríaco Sebastian Ofner, em três sets
Várias medidas de apoio aos jogadores, em contexto de pandemia da covid-19
Tenista português vai agora enfrentar o austríaco Sebastian Ofner
Decisões do International Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras da modalidade
Ebere Paul Onuachu está no top 10 dos melhores marcadores europeus, com 24 golos
Espanhol Ander Mirambell contou a história num programa de televisão
IFAB reuniu-se para aprovar as alterações às Leis de Jogo para a próxima época
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.