Record

Primeiro desafio de João Sousa tem cara de bebé

DOMINIC THIEM NO CAMINHO DO PORTUGUÊS

Primeiro desafio de João Sousa tem cara de bebé
Primeiro desafio de João Sousa tem cara de bebé • Foto: AFP E GETTY IMAGES

Melbourne Park está pronto para receber o primeiro Grand Slam de 2014. João Sousa, único representante português no quadro principal do Open da Austrália, ficou a saber este sábado que terá pela frente na primeira ronda nada mais, nada menos do que uma das maiores promessas do ténis mundial: Dominic Thiem, austríaco cujo nome já não é indiferente aos adeptos de ténis mais atentos.

Aos 20 anos, Dominic Thiem já pisou alguns dos maiores palcos do ténis mundial. Ao contrário do que aconteceu com João Sousa, Thiem foi um dos melhores juniores da sua geração, tendo chegado a ocupar o segundo posto do ranking mundial em 2011, na sequência do título no Orange Bowl (considerado o campeonato do Mundo de juniores) e da final em Roland Garros.

Com 1,85m e 80 quilos, Thiem tem já um dos serviços mais poderosos do circuito, sacando de forma constante acima dos 210 km/h. Completo e dotado de uma bonita esquerda a uma mão, o tenista natural de Wiener Neustadt apresenta todas as condições físicas e técnicas para se tornar num dos melhores jogadores do Mundo, num país que tem em Thomas Muster, ex-número um mundial, o melhor jogador de sempre.

Apesar de possuir todas as armas ofensivas no seu arsenal técnico, desde o serviço, ao jogo de rede apurado, Dominic Thiem admite que a superfície de eleição é a terra batida, muito pelo facto de ter sido sobre o pó de tijolo que aprendeu a jogar.

Melhor jovem em 2013

A última temporada foi de afirmação para Thiem no circuito profissional. O jovem austríaco iniciou a época fora do top 300 e chegou à passagem de ano já dentro dos 150 primeiros. Pelo meio, dois títulos Challenger, outros dois Future e duas prestações extraordinárias nos dois torneios ATP disputados em solo austríaco.

Na terra batida de Kitzbuhel, em julho, saltou para a ribalta ao somar a sua primeira vitória em torneios ATP e ao atingir os quartos-de-final, eliminando pelo caminho o compatriota Jurgen Melzer, grande figura do ténis austríaco na última década. Em outubro, no torneio de Viena, ainda mais impressionante, levando Jo-Wilfried Tsonga a um tie-break do terceiro também no encontro dos quartos-de-final.

Esses resultados valeram-lhe a atenção dos principais críticos do circuito masculino e até a eleição por parte do famoso site de ténis "Tennis.com" como a grande revelação do circuito masculino em 2013.

Anderson e Haas no caminho

Caso ultrapasse a primeira eliminatória frente a Dominic Thiem, João Sousa poderá ter pela frente nas rondas seguintes o gigante sul-africano Kevin Anderson, 19.º cabeça-de-série, e o veteraníssimo alemão Tommy Haas, 12.º pré-designado.

Tanto Anderson, que estreia diante do checo Jiry Vesely, como Haas, que defronta Guillermo Garcia-López, vivem momentos de forma menos felizes e perderam os encontros de estreia em 2014, durante esta semana no ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia. Anderson esteve mesmo em dúvida para o primeiro Grand Slam do ano, encontrando-se a recuperar de uma lesão no braço direito.

 

Djokovic com caminho mais fácil para a final

O sorteio do quadro principal masculino do Open da Austrália ditou ainda um desequilíbrio pouco habitual entre as duas metades da tabela. A sorrir ficou Novak Djokovic, que é o único campeão de Grand Slam ou ex-líder mundial na sua secção. O sérvio de 26 anos, atual número dois do ranking mundial, tem caminho mais tranquilo para repetir a final de um torneio que venceu nos últimos três anos e por quatro vezes nas últimas seis edições.

Na parte superior do quadro estão nada mais, nada menos do que todos os restantes favoritos ao título: O líder mundial Rafael Nadal, o tetracampeão da prova Roger Federer, Juan Martin Del Potro, recente campeão em Sydney, e Andy Murray, finalista do Open da Austrália em 2010, 2011 e 2013.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Ténis

Notícias

Notícias Mais Vistas