Rafael Nadal diz que não imagina "a Catalunha sem a Espanha"

Tenista espanhol encontra-se em Praga para disputar Taça Laver

• Foto: Reuters
O líder do ranking mundial de ténis, o espanhol Rafael Nadal, disse esta quinta-feira que não imagina "a Catalunha sem a Espanha" e apelou ao diálogo para resolver a situação.

"Amo a Catalunha e sinto-a como Espanha. Não imagino a Catalunha sem a Espanha", declarou o tenista, que se encontra em Praga para participar na primeira edição da Taça Laver, um torneio que opõe tenistas europeus a jogadores do resto do mundo.

Segundo o madrileno, a situação na Catalunha é "séria e triste", e considera que a Espanha "está melhor junta e assim será mais forte".

"É preciso falar. Não quero lutas", pediu Nadal, de 32 anos, que se vai juntar na sexta-feira ao checo Tomas Berdych num jogo de pares frente ao norte-americano Jack Sock e ao australiano Nick Kyrgios.

Na quarta-feira, a polícia espanhola realizou uma operação que incluiu a revista de uma série de edifícios do Governo regional, tendo ainda detido 14 pessoas alegadamente envolvidas na preparação do referendo, marcado para 1 de outubro, contra a vontade de Madrid.

Os independentistas defendem que cabe apenas aos catalães a decisão sobre a permanência da região em Espanha, enquanto Madrid apoia-se na Constituição do país para insistir que a decisão sobre uma eventual divisão do país tem de ser tomada pela totalidade dos espanhóis.

O conflito entre Madrid e a região mais rica de Espanha - com um PIB superior ao de Portugal, cerca de 7,5 milhões de habitantes, um terço da área de Portugal, uma língua e culturas próprias - arrasta-se há várias décadas.
Por Lusa
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Ténis

Notícias

Notícias Mais Vistas