Terá recebido infusões intravenosas de vitaminas de mais de 500 ml nos dias 16 e 20 de dezembro de 2023
O australiano Max Purcell, vencedor dos Grand Slam de Wimbledon e Estados Unidos, em pares, aceitou uma suspensão de 18 meses devido a doping, comunicou esta terça-feira a Agência Internacional de Integridade do Ténis (ITIA).
Em dezembro, o tenista, de 27 anos, tinha-se retirado voluntariamente do circuito ATP, referindo estar "devastado" e garantiu que nunca teve a intenção de infringir as regras antidopagem.
"Quando recebi registos médicos que mostram que a quantidade de líquido intravenoso que recebi foi superior a 100 ml, eu estava totalmente convencido de que fiz tudo o que podia para garantir que estivesse em conformidade com as regras e regulamentos da AMA", justificou em dezembro o tenista.
O tenista terá recebido infusões intravenosas de vitaminas de mais de 500 ml nos dias 16 e 20 de dezembro de 2023 e quando o limite estabelecido pelo Código Mundial Antidopagem é de 100 ml num período de 12 horas.
Segundo a ITIA, a cooperação permite a redução da suspensão em 25%, devendo o tenista estar fora dos 'courts' até 11 de junho de 2026, com a perda dos resultados e conquistas que teve entre 16 de dezembro de 2023 e 03 de fevereiro de 2024.
O caso de Purcell é o mais recente escândalo de doping no mundo do ténis, depois de a antiga líder mundial Iga Swiatek, que, entretanto, retomou a competição, ter aceitado no último ano um mês de suspensão, depois de um controlo positivo a melatonina, um suplemento regulamentado no país de origem da atleta, a Polónia.
Em masculinos, o italiano Jannik Sinner está fora dos 'courts' por três meses, suspensão que acatou, depois de um controlo positivo em fevereiro, e deverá regressar já em maio.
O tenista acusou, em março de 2024, em duas ocasiões, vestígios de clostebol, um produto anabolizante.
Quentin Folliot é o sexto a ser banido no âmbito da investigação a uma rede de corrupção
Número um dos ranking WTA falou sobre o tema no programa de Piers Morgan
Tenista sérvio prestou declarações durante o Grande Prémio de Abu Dhabi de F1
Nome da lendária antiga tenista apareceu na lista de atletas seguidos pela autoridade antidoping do ténis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam