Três seleções portuguesas com vitórias inaugurais nos Mundiais de Seniores em Oeiras e Lisboa

Portugal venceu em femininos e masculinos +40 e masculinos +45. Nas suas três vitórias, Portugal não perdeu qualquer set

Seguir Autor:

Portugal Masculinos +45
Rita Freitas
Catarina Ferreira
Gonçalo Nicau
Frederico Gil
Portugal Masculinos +45
Rita Freitas
Catarina Ferreira
Gonçalo Nicau
Frederico Gil
Portugal Masculinos +45
Rita Freitas
Catarina Ferreira
Gonçalo Nicau
Frederico Gil
Adicione como fonte preferencial no Google

Três das quatro seleções nacionais presentes no Campeonato do Mundo de Seniores por equipas ganharam os seus compromissos na jornada inaugural, hoje (Domingo) realizada, no Complexo de Ténis do Estádio Nacional, em Oeiras, e no Clube Internacional Foot-Ball (CIF), em Lisboa.

As equipas portuguesas feminina e masculina de mais de 40 anos e a masculina de mais de 45 anos nem perderam qualquer set, num total de nove encontros realizados, seis de singulares e três de pares. Em contrapartida, a formação feminina de mais de 45 anos sofreu uma derrota, sem conseguir averbar qualquer partida.

As estrelas do ténis português estiveram em grande neste primeiro dia de competição do World Tennis Masters Tour World Team Championships de 2026, entre mais de 300 jogadores de 31 países, num total de 85 equipas. Casos de Fred Gil, n.º1 mundial de +40, e Rita Freitas, a n.º2 de +40. Os resultados completos dos sucessos portugueses foram os seguintes:

M40 - Tony Trabert Cup – Grupo B

Portugal-Austrália: 3-0

Gonçalo Nicau (Portugal)-Yuri Mijic (Austrália), 6-0, 6-1; Fred Gil (Portugal)-Matthew Hicks (Austrália), 6-1, 6-1; João Ferreira/José Ricardo Nunes (Portugal)-Matthew Moloney/Christian Safko (Austrália), 6-2 e 6-3.

W40 - Young Cup – Grupo D

Portugal-Irlanda: 3-0

Catarina Ferreira (Portugal)-Kerri Russel (Irlanda), 6-2, 6-3; Rita Freitas (Portugal)-Ashley Wynne (Irlanda), 6-1, 6-0; Frederica Piedade/Patrícia Couto (Portugal)-Sandra Moore/Leah Seillane (Irlanda), 6-2, 6-3.

M45 - Dubler Cup – Grupo G

Portugal-Irlanda: 3-0

Gonçalo Figueiredo (Portugal)-Michael Warren (Irlanda), 6-1, 6-2; Mauri Brito Gomez (Portugal)-Stewart Kennedy (Irlanda), 6-2, 6-1; Nuno Matias/Nuno Topa (Portugal)-Barry Gahan/Steve Tennat (Irlanda), 6-1, 6-0.

W45 - Margaret Court Cup – Grupo B

Espanha-Portugal: 3-0

Francisca Sintes-Martin (Espanha)-Isaura Forte Faria (Portugal), 6-0, 6-1; Nuria Llagostera (Espanha)-Inês Moura (Portugal), 6-0, 6-0; Sonia Delgado-Tardif (Espanha)/Ana Llaudet (Espanha)-Luísa Rosas/Raquel Themudo (Portugal), 6-3, 6-0.

No fundo, imperou a lei dos mais fortes, porque as seleções nacionais que ganharam hoje são cabeças de série dos respetivos grupos nesta primeira fase de todos-contra-todos. Já no escalão feminino +45, o único em que Portugal perdeu, a nação cabeça de série do grupo é exatamente a Espanha. Para mais, liderada por Nuria Llagostera, uma antiga top-50 mundial de singulares e top-10 de pares nos rankings do WTA Tour.

As equipas portuguesas que venceram hoje, colocaram-se em boa posição de terminarem a fase de grupos na liderança e de apurarem-se para os quartos de final.

A formação feminina de +45 está agora dependente de uma derrota de Espanha frente à África do Sul, pois só os vencedores de cada grupo seguem em frente.

Contudo, mesmo que a Espanha derrote a África do Sul amanhã (Portugal descansa na segunda-feira) e passe logo aos quartos de final, isso não tornará irrelevante o embate de terça-feira entre Portugal e África do Sul.

É que o torneio feminino de +45 tem seis grupos, o que significa que serão apuradas também as duas nações melhores 2.ª’s classificadas.

Amanhã (segunda-feira), no Estádio Nacional, a partir das 9h30, em +40 femininos (torneio chama-se Young Cup) Portugal joga com a Suécia; e em +40 masculinos (Tony Trabert Cup) Portugal enfrenta o Canadá. Já no CIF, a partir das 10h00, em +45 masculinos (Dubler Cup), Portugal defronta a África do Sul.

Alguns dados dos encontros de hoje:

Frederica Piedade: a ex-campeã nacional de 2001 e 2002, vencedora de 11 títulos profissionais no World Tour e ex-top150 mundial, regressou à seleção nacional de seniores quatro anos depois. Hoje jogou pares, por decisão da capitã-jogadora Rita Freitas, tendo sido chamada como n.º2 de singulares Catarina Ferreira, uma ex-top500 WTA, que voltou à competição há dois anos e com bons resultados. Frederica reside em Long Island (arredores de Nova Iorque), onde é treinadora.

João Ferreira e José Ricardo Nunes são os campeões nacionais de pares no seu escalão etário e já venceram juntos um Campeonato da Europa de +35. Com outros parceiros, qualquer um deles já foi campeão mundial de seniores em variantes de pares.

João Ferreira (irmão de Catarina Ferreira), sendo ‘canhoto’, jogou à esquerda, uma opção que não é habitual, mas que deu resultado. Por exemplo, Frederica Piedade, também esquerdina, jogou pares do lado direito com a parceira Patrícia Couto. Curiosamente, Patrícia Couto contou que, há muito, tinham combinado jogar juntas e, finalmente, viu o seu desejo concretizado, considerando uma honra emparceirar com uma antiga internacional portuguesa de Billie Jean King Cup.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Ténis
Notícias
Notícias Mais Vistas