Sousa mais perto de recorde

Vimaranense perto de feito histórico

• Foto: USA Today Sports
"Tens de continuar a ser agressivo e assumir o jogo." Foi esta a mensagem que Frederico Marques deixou a João Sousa para o duelo desta tarde (a partir das 17h30) frente ao búlgaro Grigor Dimitrov, referente à 3ª ronda do US Open.

No caso de o vimaranense, de 27 anos e nº 36 na lista ATP, ganhar o duelo com o búlgaro, de 25 anos e 24º mundial, supera uma barreira inédita: é o primeiro português a chegar a uma 4ª ronda num major e recebe qualquer coisa como 210 mil euros, sem contar com o posterior desconto de 30 por cento para os impostos.

Mesmo quando o treinador não está presente – como é o caso nesta edição do torneio – as rotinas de João Sousa são quase sempre as mesmas e à distância o técnico dá os seus conselhos.

A leitura do jogo de Dimitrov foi feita para o nosso jornal por parte do técnico Frederico Marques: "É um jogador agressivo, que não gosta de se movimentar. Por vezes, é inconstante e tem momentos em que fica perdido e sem fio de jogo. Será muito importante ganhar o 1º set", disse Frederico Marques, que se encontra em Portugal para acompanhar a filha, Frederica, recém-nascida e a quem João Sousa dedicou a vitória na 1ª ronda frente ao dominicano Victor Estrella Burgos.

Sousa tem vantagem (2-1) nos confrontos diretos com Dimitrov, antigo namorado de Maria Sharapova, mas o desfecho deste duelo é importante para avaliar a capacidade de superação de cada um: enquanto o vimaranense persegue o melhor resultado da carreira num major, Dimitrov espera voltar a marcar presença na segunda semana de um torneio do Grand Slam, desde o Open da Austrália do ano passado.

Qualquer que seja o resultado, João Sousa deixa Nova Iorque com a certeza que vai ter uma pequena subida no ranking: do 36º posto passa para a 34ª posição, mantendo de forma consistente um lugar no top 40, desde outubro de 2015.
Por Norberto Santos
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de US Open

Notícias

Notícias Mais Vistas