Caroline Wozniacki é a princesa e Serena Williams a rainha. A dinamarquesa inicia hoje a presença no Masters, em Doha, na esperança de que um título no torneio que reúne as 8 melhores jogadoras do ano possa ajudar a esquecer o facto de a atual líder mundial ainda não ter conquistado um torneio do Grand Slam.
Uma vitória em Doha ajudaria sobremaneira a compor o perfil de Wozniacki, que, aos 20 anos, soma 12 troféus no circuito profissional feminino e que só uma vez pisou os palcos de uma final de um Grand Slam, em 2009, no Open dos Estados Unidos diante a belga Kim Clijsters.
Desconhecida do grande público há dois anos, Wozniacki saltou para a ribalta em 2009 e este ano ascendeu ao primeiro posto do ranking mundial, uma situação que se deveu em grande parte à ausência de Serena Williams, lesionada num pé, e arredada das grandes competições desde a vitória em Wimbledon.
O tributo de Wozniacki em relação a Serena tem sido uma nota constante nas suas entrevistas e ainda esta semana a dinamarquesa confessou que a mais nova das irmãs Williams é a adversária que mais teme. "É dura e é uma excelente competidora." frisou a nórdica, que desde há algum tempo reside em Monte Carlo.
Contas
O favoritismo de Wozniacki é por de mais evidente até em função da forma das suas oponentes. Victoria Azarenka, com um recente triunfo em Moscovo, e Vera Zvonareva são as mais competitivas e que chegam a Doha sem aparentar grande desgaste físico, ao contrário de Jelena Jankovic, Francesca Schiavone e mesmo Elena Dementieva. Samantha Stosur é uma incógnita e, por fim, resta Kim Clijsters que sempre se decidiu a competir, desde um longo afastamento após a vitória no Open dos Estados Unidos.
A disputa do primeiro lugar para o ranking mundial ainda está, porém, em aberto, mas não deve haver qualquer surpresa. Para se manter no trono, Wozniacki precisa de duas vitórias no Masters. Mas se isso não acontecer é necessário que a russa Vera Zvonareva tenha uma semana memorável e ganhe todos os encontros para ultrapassar Wozniacki. Se Zvonareva perder um encontro, então a Wozniacki basta-lhe uma vitória para continuar na liderança.
Mais informações na edição impressa de Record