_
O 5.º Triatlo Internacional de Lisboa de longa distância, que se disputa este sábado na zona do Parque das Nações, tem 428 atletas inscritos, 85 por cento dos quais estrangeiros.
Paulo Leite, administrador executivo da S4a Events, que organiza a prova, salientou que a competição arranca com a natação - duas voltas à doca dos Olivais, num percurso de 1.900 metros -, seguindo-se a prova ciclista em circuito fechado, numa distância de 90 km em quatro voltas.
A competição fica completa com uma corrida correspondente à meia maratona (21,1 km), num percurso integralmente cumprido no Parque das Nações, em quatro voltas.
A organização destaca as presenças da belga Sofie Goos, da francesa Christel Robin, principal candidata à vitória e detentora do título, e da holandesa Eva Jansen, e, em masculinos, do brasileiro Frederico Monteiro, do campeão de Espanha Alejandro Santamaria e do belga Dennis DeVriendet, 2.º na edição de 2009.
A este lote de favoritos somam-se os nomes de dois atletas nacionais: Sérgio Marques, o melhor português na edição de 2009 (9.º lugar) e Pedro Gomes, que ficou em 3.º em 2008.
Paralelamente, realiza-se uma prova de estafetas de triatlo (natação, ciclismo e corrida), que será disputada por atletas diferentes em cada uma das modalidades.
Nesta prova, os destaques vão para o ciclista belga Joan Museeuw, campeão do mundo de estrada em 1996, a portuguesa Anaís Moniz (ciclismo), que foi campeã do mundo de triatlo júnior em 2005, a nadadora portuguesa Daniela Inácio, que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Pequim'2008 em águas abertas, Bruno Pais (natação, português), pentacampeão nacional de triatlo e atleta olímpico, e Alexandre Silva (corrida).
Sérgio Marques, considerado por Paulo Leite o melhor atleta português de triatlo de longa distância, reconheceu que terá de "dosear o esforço" na prova de sábado porque, uma semana depois, competirá nos Estados Unidos em idêntica prova, mas em que as distâncias das três provas são precisamente o dobro das previstas para Lisboa.
Daniela Inácio, que participou na prova de 10 km de natação em Pequim'2008 e abandonou a competição em 2009, disse que tem "às vezes saudades da competição", mas que realizou todos os seus sonhos, incluindo ir aos Jogos Olímpicos.
"Esta prova vai ser a primeira em que participo desde que deixei a competição [Pequim'2008]", sublinhou.
A ex-atleta de triatlo Anaís Moniz salientou que agora está só no ciclismo e vai dar o seu melhor na estafeta, mas admitiu que, "mais tarde ou mais cedo", voltará ao triatlo.
No domingo, dia 25, disputa-se a prova de natação "Rei do Mar", que se realiza na doca dos Olivais numa distância de 5 km e que irá apurar os representantes europeus para idêntica prova a nível mundial que se disputa em dezembro, na praia de Copacabana (Rio de Janeiro, Brasil), numa distância de 10 km.