Elites com os olhos postos no ranking
Três portugueses entram em ação no primeiro dia: dois Sub-23 e um júnior. Melanie compete amanhã...
Nove portugueses estão em Chicago, nos Estados Unidos, para marcarem presença na prova mais importante do ano: três elites competem domingo na finalíssima do World Series, e seis representam Portugal no Campeonato do Mundo nos escalões de sub-23 e juniores. Três entram já hoje em ação: Alexandre Nobre, Filipe Azevedo e Tiago Leão.
Para a Bruno Salvador, selecionador nacional e que acompanha a equipa nos Estados Unidos, os objetivos para Chicago passam, no caso das elites, por reforçar a posição de ‘apurados’ no ranking olímpico, por isso "a conquista de importantes pontos". João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos ocupam, respetivamente, os 7.º, 27.º e 39.º lugares na corrida para o Rio’2016. E na finalíssima, é tentar que os dois primeiros consigam "um top 16", sendo que para Arraiolos a expectativa é ficar até 25.º.
A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) aponta para que sejam três os atletas a estarem no Rio em 2016. "Nesta altura temos três apurados e ainda estamos na luta por uma atleta feminina, sabendo que é muito difícil, pois a Melanie é ainda muito jovem."
Top 8 para Melanie
Melanie Santos é pois neste momento a única capaz de se tornar na segunda triatleta portuguesa a disputar nuns Jogos Olímpicos, depois de Vanessa Fernandes (Atenas’2004 e Pequim’2008). Ocupa o 126.º posto no ranking olímpico e o 91.º no WTS (nestas provas tem um 19.º e um 29.º postos). Mas em Chicago, a atleta do Alhandra vai competir no Mundial de sub-23, sendo um top 8 a meta traçada pela equipa técnica da Federação.
Para os restantes elementos da Seleção Nacional, sub-23 e juniores, o objetivo no Mundial de Chicago passa por permitir aos triatletas adquirirem mais experiência, sendo que em termos de resultados o foco são "lugares no top 25", destacou ainda o selecionador nacional.