Europeus Sub-23: Agnieszka Jerzyk campeã
A polaca Agnieszka Jerzyk sagrou-se hoje campeã da Europa sub-23 de triatlo, numa prova disputada em Vila Nova de Gaia em que Barbara Clemente foi 10.ª.
Agnieszka cumpriu os 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 de corrida em 2:13.32 horas, batendo a ucraniana Yuliya Sapunova por 58 segundos e a italiana Annamaria Mazzetti por 1.01 minutos.
"Estou muito contente. É a minha primeira medalha em europeus. Estive muito bem na bicicleta, mas a corrida é a minha parte favorita. Este local é muito bonito e o publico foi excelente no apoio", disse à Lusa a nova campeã da Europa sub-23.
Na luta pelo segundo lugar do pódio, Yuliya Sapunova (24¦ em Pequim2008) protagonizou uma recuperação fantástica no segmento da corrida, no qual foi a mais rápida, galgando vários lugares até apanhar Mazzeti na reta da meta a vence-la ao sprint.
Bárbara Clemente foi das últimas a sair da natação e isso penalizou claramente a sua prova: ainda assim a triatleta de 22 anos, estudante de arquitetura, recuperou no ciclismo, passando no terceiro grupo para a transição para a corrida, em que ainda conseguiu ganhar alguns lugares até ao 10.º.
"A prova foi bastante complicada. A natação não saiu, mais uma vez. É um ponto fraco que estou a tentar melhorar. No ciclismo estive bem, tal como na corrida, fruto da boa preparação em altitude nos Pirenéus. O 10§ deve-se muito ao público português sempre a apoiar", disse a atleta do Clube Olímpico de Oeiras.
Mal terminou a prova, a atleta que começou no triatlo aos 12 anos revelou todo o seu contentamento: "Eu queria muito chegar ao top 10. Conseguiu. Nunca tinha conseguido tão bom resultado a nível internacional. Estou extremamente satisfeita. Ainda vi a suíça … minha frente, mas já não ia a tempo".
"Londres2012 é um objetivo difícil. Tenho de colocar objetivos mais curtos. Ir aos Jogos Olímpicos só pode ser sequência de melhorar na natação. Tenho de trabalhar bastante, se não o fizer será complicado. Se tivesse saído mais na frente da água, a classificação seria diferente. No ciclismo e corrida não perdi tempo para as outras atletas", concluiu.