Catamarã português entre a elite mundial

Rio Tejo recebe de quinta-feira a domingo uma etapa das Extreme Sailing Series’2016

O rio Tejo vai ser o palco da penúltima etapa das Extreme Sailing Series’2016, competição que reúne, em Lisboa, de quinta-feira a domingo, a elite mundial da vela.

Entre os nove catamarãs GC32, que integram algumas das melhores equipas profissionais da vela do Mundo, está um barco constituído por uma tripulação de cinco portugueses, o Sail Portugal-Visit Madeira, que se manifestam motivados para competir pela segunda vez em ‘casa’, depois da etapa da Madeira. "Queremos colocar Portugal na rota do desporto náutico por isso investimos numa equipa 100 por cento portuguesa, que está a competir de igual para igual com os melhores do Mundo", disse o skipper Diogo Cayolla.

O ‘leme’, um dos mais conhecidos velejadores portugueses, tendo competido em três Jogos Olímpicos em categorias diferentes (Star, 49er e Tornado), bem como na America’s Cup World Series, é acompanhado pelo também medalhado Nuno Barreto (Atlanta’96), pelos olímpicos Frederico Melo e Luís Brito e ainda, João Matos Rosa. "Este ano é a nossa estreia nas Series e encaramo-la como um ano de aprendizagem. Começámos do zero e já obtivemos um conjunto de bons resultados, mas queremos sempre dar o nosso melhor e evoluir", reconheceu o velejador.

Olímpico João Rodrigues no apoio

A equipa Sail Portugal-Visit Madeira recebeu um reforço de peso para estas duas etapas em mar nacional: João Rodrigues, o português mais olímpico de sempre e porta-estandarte nos Jogos do Rio’16. O madeirense tem como função o treino da equipa e tripular um barco de apoio durante as quatro regatas. "Fui convidado na regata na Madeira. Já conhecia este tipo de barco, mas não sei nada da sua navegação. Como correu bem e não fui despedido cá estou em Lisboa. Para a Austrália, última prova da época, não sei se irei", disse-nos João Rodrigues.

Por Vítor Ventura
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Vela

Notícias

Notícias Mais Vistas