David Fernandes e Emanuel Silva voltaram à escola

Iniciativa na Ribeira Brava insere-se nas ações de promoção do Madeira Ocean Race

• Foto: Madeira Ocean Race 2016

David Fernandes, do Clube Naval do Funchal, e Emanuel Silva, do Sporting, estiveram esta sexta-feira na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, em conversa informal com os alunos, que assim tiveram oportunidade de ouvir muitas das histórias que estes campeões já viveram.

O atleta olímpico David Fernandes conta, entre vários títulos, um de campeão da Europa e outro de vice-campeão do Mundo. Na conversa com os estudantes, David destacou a impotância dos treinos, do apoio familiar e do "equilíbrio entre todos os desafios que são feitos aos atletas".

"Consegui equilibrar a carga horária com os estudos e formar-me em educação física. Não foi fácil, mas consegui, o que significa que todos temos hipóteses de fazer desporto e garantir os estudos. Não desistam de estudar, as carreiras desportivas são curtas e temos depois uma vida pela frente", destacou o velejador madeirense.

Emanuel Silva, por seu turno, optou por explicar as três vertentes principais da vida de um atleta de alta competição: "Treinar, Comer e Dormir. Temos diariamente muitas horas de treino de manhã e à tarde, temos que comer de forma saudável e descansar à tarde e à noite", destacou o medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres'2012.

"Claro que temos sempre muitos desafios, amigos que fazem jantaradas, saídas à noite é impensável. No dia seguinte não podemos dormir até tarde, temos que estar bem. Tudo é compensado quando cortamos a linha de chegada e vencemos. Na partida temos que saber gerir a adrenalina, que é sempre muita. Temos o hábito de dizer – treino difícil prova fácil – treinar, competir e ganhar são o nosso lema", acrescentou Emanuel Silva, antes de ambos se colocarem à disposição dos alunos para o tradicional período de (muitas) pergntas e respostas.

Após a tradicional foto de grupo, David Fernandes e Emanuel Silva convidaram alunos, professores e respetivas famílias para que no sábado todos se desloquem à praia da Ribeira Brava para acompanharem a chegada da prova.

Seguiu-se o tradicional almoço da 'malta do calhau', organizado pelo Clube Naval do Funchal , na Quinta Calaça, com a presença de atletas, dirigentes e vários convidados. Momento ideal para falar das muitas experiências destes campeões.

Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Vela

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.