Record

João Rodrigues homenageado por título mundial de Raceboard

Presidente do Governo Regional da Madeira destacou a longa e premiada carreira do velejador

• Foto: Hélder Santos
João Rodrigues foi esta quarta-feira homenageado pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, após ter sido campeão do mundo na classe Raceboard, em absolutos, em Girona, na Espanha, em 30 de junho.

"Quando estava a receber o louvor do senhor presidente, lembrei-me da primeira vez que entrei nesta sala, há quase 30 anos, também para receber uma condecoração. É extremamente gratificante não só receber, passados quase 30 anos, um novo louvor, mas fazê-lo na presença de pessoas que também partilham a paixão pelo mar. Tem um significado muito especial", revelou o velejador aos jornalistas, ao lado de Miguel Albuquerque.

Em 30 anos, muito mudou nos desportos náuticos, entre infraestruturas e atletas, mas João Rodrigues assinalou que há algo se manteve inalterável para ele.

"O que nunca mudou, pelo menos da minha parte, foi a paixão por este desporto e acho que esse é o segredo da longevidade. Olhando para trás, nunca imaginei que este percurso fosse possível", salientou o velejador, de 46 anos.

Miguel Albuquerque destacou a longa e premiada carreira de João Rodrigues, o que o torna um exemplo para os mais novos, tal como Cristiano Ronaldo.

"Eu acho que o João Rodrigues é, em primeiro lugar, um exemplo, como pessoa e como atleta, e acho que é importante para as novas gerações madeirenses terem o João Rodrigues como uma referência", começou por referir.

O presidente do Governo Regional madeirense mostrou-se orgulhoso de mais um feito alcançado pelo velejador, que esteve em sete Jogos Olímpicos, desde 1992, em Barcelona.

"Ele é um profissional da engenharia, que continua a trabalhar e fez, paralelamente, uma carreira brilhante como atleta. É um dos atletas portugueses com mais participações nos Jogos Olímpicos. É um homem que esteve sempre no topo da alta competição ao longo de muitos anos, o que é difícil. Isto é significativo, importante e nós estamos muito orgulhosos mais uma vez da sua prestação", afirmou.

A possibilidade de o arquipélago receber provas náuticas foi ainda abordada e tanto João Rodrigues como Miguel Albuquerque aprovaram a ideia.

"Nunca me canso de dizer que a Madeira tem um potencial gigantesco para a prática das modalidades náuticas, nas diversas vertentes. Já foram dados passos importantes, no sentido de potenciar o que está disponível para nós e penso que, nos próximos anos, vamos ver coisas bonitas a acontecerem no universo da vela e de outras atividades náuticas", mencionou João Rodrigues.

Miguel Albuquerque referiu que a vinda do ferry para a Madeira facilita a organização dos eventos e revelou que tem estado em contacto constante com diversas entidades para que a organização de eventos aconteça num futuro próximo.
Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Vela

Notícias

Notícias Mais Vistas

M