Lufinha recebe 'reis' dos mares em Lagos

Português na organização de uma prova de (muita) resistência que vai decorrer na Meia Praia

• Foto: Ricardo Pinto/Water Kings

A Meia Praia de Lagos vai ser no próximo fim de semana (18 e 19) a capital para todos os atletas e fãs de desportos náuticos. O Algarve vai receber a quarta edição do Water Kings, um evento único e pioneiro a nível mundial que junta, durante 12 horas seguidas, equipas que se vão defrontar e alternar entre quatro modalidades náuticas diferentes - kitesurf, windsurf, stand up paddle e vela ligeira.

O Water Kings 2019 quer voltar a testar qualidades como a resistência, o conhecimento e o trabalho de equipa dos mais destemidos num desafio que vai revelar quem são os verdadeiros homens e mulheres do mar, premiando os que superarem o desafio e coroando os mais rápidos ao longo do fim de semana.

Do meio-dia de dia 18 até à meia-noite, serão 12 horas consecutivas dentro de água, à volta de um circuito e com um único objetivo bem definido: o de conseguir completar sessenta por cento do número de voltas dos primeiros e obter o estatuto de "Water Man/Woman" [Homem do Mar ou Mulher do Mar] ou, quem sabe, apontar para o topo e conquistar o título "Water King".

Lufinha entusiasmado

A maior figura portuguesa do kitesurf de resistência é... Francisco Lufinha, que é igualmente o organizador deste fim de semana e está particularmente entusiasmado com algumas das novidades que a prova vai oferecer, a começar pelo facto (raro) de a competição permitir a navegação à noite.

"Esta 4ª edição, para além do desafio das 12 horas em equipa, vai contar com um segundo percurso reservado a participantes com equipamento de Hydrofoil – uma tecnologia recente que lhes permite voar muito rápido sobre a água. Esperamos, assim, conseguir testar tanto a ‘endurance’ como a rapidez de todos os participantes nas águas espetaculares da baía de Lagos", contou-nos Lufinha, que detém o recorde mundial de maior número de quilómetros feitos consecutivamente em kitesurf... sem parar em qualquer ocasião.

O evento conta com cerca de 50 atletas de 10 países, mas a maioria (cerca de 80%) são portugueses, que esperam chegar a domingo como ‘Homens do Mar’.

Por José Morgado
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Vela

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.