Record

Mapfre vence a oitava etapa da Volvo Ocean Race e recupera liderança

Numa etapa que durou 15 dias, 17 horas e 44 minutos

• Foto: Pedro Catarino
O nevoeiro ajudou esta terça-feira a embarcação espanhola da Mapfre a vencer a oitava etapa da Volvo Ocean Race, em Newport, na costa Leste dos Estados Unidos, recuperando assim a liderança da competição.

"É inacreditável, esperávamos voltar à luta, mas, para ser honesto, não esperávamos vencer. Estamos muito felizes. Não podia ser melhor para nós", disse Xabi Fernandez, líder da embarcação, que conquistou a terceira vitória de etapa.

Após duas semanas no mar, em etapa iniciada em Itajai, no Brasil, a tripulação da Mapfre cruzou a linha de chegada no primeiro lugar, após 10.500 quilómetros e longas horas de manobras para fazer avançar a embarcação devido à falta de vento.

O final foi muito disputado com a equipa holandesa Brunel, que foi segunda com apenas mais 1.01 minutos, numa etapa que durou 15 dias, 17 horas e 44 minutos, tendo o pódio ficado completo com o misto norte-americano/dinamarquês Vestas 11th Hour Racing, a 14.35.

Os chineses da Dongfeng Race Team chegaram a 40.52, no quarto lugar, e com isso perderam o comando da prova, que agora é da Mapfre com 53 pontos, mais três do que os asiáticos, com 50, seguidos do Team Brunel com 42, da holandesa Team AkzoNobel com 36 e da Vestas 11th Hour Racing com 28.

"Estou inevitavelmente desapontado. Pensávamos que íamos vencer a etapa, pois fizemos uma grande corrida, mas esta noite foi complicada. É duro perder assim, mas isso vai deixar-nos com raiva", disse o francês Charles Caudrelier, ao comando da Dongfeng.

A nona das 11 etapas da competição partirá em 20 de maio de Newport em direção a Cardiff, País de Gales, um desafio que deverá ser cumprido em cerca de oito dias.
Por Lusa
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Vela

Notícias

Notícias Mais Vistas

M