Sara Carmo navega até ao Rio de Janeiro

Apura-se em Espanha

• Foto: Alberto Sanchez

Foi apenas na última regata, num dia marcado por pouco vento, que Sara Carmo garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em Maiorca, no Troféu Princesa Sofia, a portuguesa foi 29ª e 17ª nas duas regatas ontem realizadas, o que lhe deu o 13º lugar em Laser Radial e o acesso à segunda vaga disponível para a competição do próximo verão, no Brasil.

Trata-se da segunda participação da velejadora, nascida em Cascais há 29 anos, no maior evento desportivo do Mundo. Esteve em Londres há quatro anos, onde foi 28ª.

Sara junta-se a Gustavo Lima, que na véspera confirmou a 5ª presença nuns Jogos Olímpicos, no Laser, a João Rodrigues (que vai para a 7ª participação), em RS:X, e à dupla Jorge Lima/José Costa, em 49er, os outros apurados na vela. Ao todo são já 56 os portugueses garantidos nos Jogos do Rio’2016.

No que diz respeito aos restantes resultados de ontem em Espanha, João Rodrigues foi 4º na 9ª regata, é 7º na geral e vai hoje disputar a regata das medalhas, onde apenas acedem os dez primeiros. Gustavo Lima concluiu o evento em 16º, com os velejadores que à partida para esta prova também estavam na corrida aos Jogos no Laser, Eduardo Marques, Rui Silveira e Santiago Sampaio, a terminarem em 32º, 44º e 134º, respetivamente.

Em 470, a dupla João Villas Boas/Tomás Camelo concluiu a prova em 22º; o par António Matos Rosa/João Matos Rosa em 24º e o duo Diogo Pereira/Manuel Macedo em 64º. Em Finn, Frederico Melo foi para as Baleares a sonhar com os Jogos Olímpicos, mas foi 26º e acabou por falhar o objetivo. E em Nacra 17, Afonso Domingos e Mariana Lobato também não vão ao Brasil, pois ficaram em 23º.

A dupla de 49er, Jorge Lima/José Costa, já apurada, acabou em 43º, enquanto Rodolfo Pires/Gonçalo Pires, na mesma classe, foi 71º.

Por Isabel Dantas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Vela

Notícias

Notícias Mais Vistas