O Benfica, pentacampeão nacional em título, e o Sporting começam a disputar na próxima sexta-feira, 18 de abril, a final dos playoffs do campeonato nacional de voleibol, disputada à melhor de cinco encontros.
De acordo com o calendário anunciado pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), o primeiro embate disputa-se no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz, em Lisboa, às 17:30 de 18 de abril, que é feriado nacional.
O segundo encontro realiza-se no Pavilhão João Rocha, pelas 17:00 do dia 26 de abril, um sábado, e o terceiro volta à Luz, pelas 20:30 de 30 de abril, uma quarta-feira.
Se necessário, o quarto jogo será na casa dos leões, pelas 17:00 de 3 de maio, um sábado, enquanto o quinto, a 'negra', será na Luz, devido ao facto de o Benfica ter sido o vencedor da fase regular, às 20:30 do dia 7 de maio, uma quarta-feira.
A final de 2024/25 é uma reedição do duelo que decidiu o título em 2023/24, sendo que, então, os encarnados ganharam por 3-2, num confronto em que as duas equipas venceram os seus jogos em casa, com as águias a imporem-se na 'negra' por 3-1.
O Benfica, comandado pelo brasileiro Marcel Matz, conseguiu, assim, o quinto título consecutivo, e também o sexto nas últimas sete edições e o nono nas derradeiras 11.
Caso volte a derrotar os leões, o Benfica junta-se ao Técnico no segundo lugar do ranking dos campeões, com o 13.º título, numa tabela liderada pelo Sporting de Espinho, com 18.
Por seu lado, o Sporting soma seis títulos, o derradeiro em 2017/18.
Benfica e Sporting garantiram um lugar na final, ao baterem nas meias-finais o Leixões e a Académica de Espinho, respetivamente, em embates decididos em três encontros.
Por LusaBenfica e Sp. Braga venceram o primeiro jogo
Internacional português esteve em destaque numa final insólita
Campeãs em título com vitória importante em casa do rival
Águias triunfam em casa por 3-0
Viúva do internacional português relatou, na primeira pessoa, o que aconteceu na noite da tragédia
Antigo internacional italiano ainda não acredita no que aconteceu
Portugal continua bem posicionado no 6.º lugar
Jogador foi internado após jogo da Colômbia há nove dias e ainda não recuperou em pleno
Dragões venceram o Sp. Braga na final do torneio destinado a equipas sub-12
Ex-avançado francês aplaudiu exibição do compatriota e mencionou o jovem espanhol pelo estilo de jogo semelhantes