O português José Caramez vai arbitrar a primeira mão da final da Taça CEV entre os alemães do Luneburgo e os polacos do Rzeszow, na Alemanha, em 12 de março, anunciou esta segunda-feira a Federação Portuguesa de Voleibol.
Depois de Ricardo Ferreira ter feito história no voleibol nacional ao dirigir a final da Liga dos Campeões, como segundo árbitro, em maio de 2023, José Caramez marca agora presença na final da Taça CEV, segunda prova de clubes mais importante da Confederação Europeia de Voleibol (CEV).
O juiz da Associação de Voleibol do Porto (AVP), que recebeu a nomeação com surpresa, será o primeiro árbitro no jogo da primeira mão da final da Taça CEV, na Alemanha, em 12 de março, entre o anfitrião Luneburgo e os polacos do Asseco Resovia Rzeszow, na Arena de Luneburgo.
"Depois de ter estado na meia-final da Challenge Cup, achei que poderia entrar numa das finais da Challenge, mas nunca imaginei que poderia estar na final da Taça CEV, ainda para mais como primeiro árbitro", afirmou José Caramez.
O árbitro, de 32 anos, que considera estar a viver o momento mais alto da sua carreira, salientou que esta nomeação é mais uma prova da qualidade da arbitragem portuguesa e do seu reconhecimento a nível internacional por parte da CEV.
"Conseguir estar na decisão da segunda prova mais importante de clubes permite sonhar com voos mais altos, mas sempre com a consciência de que o caminho é longo e difícil, pois quanto mais alto o nível, mais alto também o nível dos árbitros", disse.
Neste jogo, José Caramez terá como segundo árbitro o italiano Stefano Cesare, que é uma das suas referências, que integra a elite do panorama da arbitragem mundial e estará, mais uma vez, presente nos Jogos Olímpicos, em Paris2024.
Por LusaEquipa verde e branca conquista quinto troféu
Técnico dos encarnados aponta para um campeonato equilibrado com o rival
Técnico leonino destaca entrada que permitiu à equipa gerir o jogo
Leões erguem troféu em Loulé no primeiro dérbi do ano. Mais uma Supertaça para os verdes e brancos a somar às já celebradas pelo futsal, andebol e hóquei
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos